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Minicarro elétrico Qiantu K20 tem performance de Jaguar e custa o equivalente a R$ 62 mil

O tamanho é minúsculo: com 3,74 m de comprimento, 1,62 m de largura e mínimos 1,26 de altura, o Qiantu K20 é menor que um Fiat 500e. Nem bancos traseiros ele tem.

Mas tamanho não é documento aqui: ele tem dois motores, tração 4×4 e é capaz, segundo o fabricante, de fazer de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (o mesmo que um Volvo C40 e 0,1 s menos que o Jaguar I-Pace).

A façanha é alcançada com um motor com o equivalente a 204 cv, o que é metade dos outros elétricos que atingem performance similar. Isso se explica porque elas movem um conjunto de apenas 780 kg –o que é um pouco mais de um terço do peso típico. Isso tudo com autonomia, segundo o fabricante, para até 500 km e um interior com conveniências modernas.

A estratégia agressiva é a radicalização da primeira tentativa da Qiantu, o roadster K50, de 2018. O K50 fazia de 0 a 100 em 4,6 segundos, mas sua autonomia era de apenas 300 km, ainda aceitáveis na época. O plano era invadir os EUA e concorrer com a Tesla, mas acabou fazendo água. Apenas algumas centenas de unidades acabaram vendidas.

O K20 também será vendido em múltiplas opções de cores, bem chamativas.

O carro está em pré-vendas na China e o valor, ainda mais chamativo que os números e o design, começa em 86.800 yuans até 149.800 yuans –equivalentes a R$ 62.606 e R$ 108.047. Mesmo se você considerasse o dobro do preço no Brasil, um carro elétrico a R$ 124 mil seria uma fábula, e R$ 216 mil está na base da escala.

A Qiantu ainda está oferecendo um esquema de aluguel de baterias para seu carro: no lugar de comprar –e o preço mais alto é em grande parte para a bateria com mais alcance –o dono aluga por 60 meses por 19.800 yuan (R$ 14.271).

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
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