Pesquisar
Close this search box.

Minc anuncia R$ 50 milhões para o setor

O Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, será uma das seis unidades de conservação federais beneficiadas com o pacote de R$ 50 milhões que serão disponibilizados até o próximo mês pelo governo para estimular o ecoturismo.
O anúncio foi feito na última quinta-feira, 31, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O repasse da União prevê investimentos em infra-estrutura além de licitação para concessão de serviços de atendimento ao visitante.
O Jaú é o único da região Norte a receber o investimento, enquanto dois estão no Nordeste, um no Sul, um no Sudeste e outro no Centro-Oeste.
Os recursos, segundo Minc, serão também distribuídos entre os Parques Nacionais da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, da Serra da Capivara, no Piauí, e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Os investimentos federais deverão custear a construção de centros de visitantes, trilhas guiadas, mirantes e a contratação de guias.
Os serviços de restaurantes e turismo de aventura deverão ser concedidos a empresa privadas, por meio de licitação pública, segundo Minc.

Defesa e lucro

“O objetivo é defender melhor, curtir melhor e fazer com que as unidades de conservação gerem lucro”, disse Minc, após dar posse ao novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello.
De acordo com o ministro, as unidades de conservação federais recebem cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano, mas 90% da visitação é concentrada nos Parques Nacionais do Iguaçu (PR) e da Tijuca (RJ).
Minc adiantou, ainda, que o governo deverá autorizar a construção de “estradas-parque”, linhas que poderão cruzar as unidades de conservação, desde que sigam exigências como baixa velocidade e uso de materiais não poluentes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar