Pesquisar
Close this search box.

Milho puxa produção de grãos no AM

A produção de grãos no Amazonas ultrapassou 54 mil toneladas em 2011, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A notícia chega em boa hora, já que a produção de grãos no Brasil deve crescer 88% nos próximos 40 anos, segundo projeções do Ministério da Agricultura. O milho foi o que mais se destacou no Amazonas. A safra, que acontece em junho e julho na calha do Juruá e de dezembro a fevereiro na calha do Madeira, chegou a 35.796 toneladas em 2011, segundo o IBGE.
De acordo com o secretário de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Eron Bezerra, a maior parte do milho é consumida no próprio Estado. Ele destaca que, diferente de outros Estados que utilizam o milho na produção de ração, o grão amazonense é usado no consumo humano, especialmente na forma de milho verde.
Além do milho, feijão e arroz também ocupam espaço razoável na produção de grãos no Amazonas, segundo informou o presidente da Faea (Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas), Muni Lourenço.
“Temos no Amazonas as várzeas que produzem bastante grãos e que podem produzir ainda mais”, afirma Muni. Um exemplo é o feijão-caupi testado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na várzea. O experimento rendeu 1.400 quilos por hectare, mais que o dobro da produtividade média estadual, que gira em torno de 600 kg/ha. Segundo o presidente da Faea, a alta produtividade conseguida é atribuída às qualidades dos genótipos de feijão-caupi combinadas com a fertilidade natural do solo de várzea. Ele explica que na várzea não há incremento de adubação com insumos químicos, nem é necessário fazer correção do solo com calcário.
Eron Bezerra explicou que a Sepror pretender dar continuidade, em 2012, ao trabalho de compra e doação de sementes de feijão, milho e arroz aos pequenos produtores, incentivando a produção. A meta é expandir. “Queremos buscar uma média de 20% de crescimento nos próximos cinco anos. Dobrar a produção”, disse Eron.

Brasil

A safra 2011/2012 de grãos do país está estimada em 159 milhões de toneladas, ocupando atualmente uma área cultivada de 46,4 milhões de hectares. Milho, soja e arroz são os carros-chefes na produção nacional de grãos.
Nos últimos anos, a taxa de aumento de produtividade da agricultura brasileira atingiu uma média de 3,6%, segundo o Ministério da Agricultura. A expectativa é que a safra de grãos de 2050 chegue a 299,5 milhões de toneladas com 64,5 milhões de hectares de área cultivada. A ideia é aumentar a produtividade, usando tecnologias e o melhoramento do processo de gestão e da qualificação do agricultor.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar