Pesquisar
Close this search box.

Micro, pequenas e médias empresas foram as que mais sofreram na pandemia, mostra Alibaba

Mais de 80% das PMEs sofrem efeitos da pandemia

OAlibaba mostrou que, em todo o mundo, as MPMEs (micro, pequenas e médias empresas) respondem por 90% dos negócios, 70% dos empregos e 50-60% do PIB. Porém, seu estudo aponta que até 70% das PMEs em todo o mundo tiveram queda nas vendas. Outros dois terços, neste caso, disseram que as vendas caíram 40% — menos de um quarto das MPMEs sobreviveram à pandemia sem queda nas vendas.

Para Zhang Kuo, presidente do Alibaba, o principal problema dessa queda foi uma suspensão repentina e quase total da demanda. “Isso ocorreu devido aos efeitos dos mandatos de bloqueio em indústrias com foco no físico, como turismo e hospitalidade. Afinal, são pontos onde as pequenas e médias empresas estão fortemente representadas”, disse.

Aumento de custos às micro, pequenas e médias empresas

A pandemia também desencadeou custos crescentes no comércio e na logística globais. À medida em que suas receitas de vendas diminuíram, as MPMEs relataram uma proporção maior de crises de liquidez. Por consequência, isso levou a uma onda de fechamento de negócios e ao desemprego.

Um quarto dos entrevistados com menos de 10 funcionários fechou completamente, em comparação com 13% das grandes empresas com mais de 250 funcionários que relataram desligamentos completos.

Micro, pequenas e médias empresas do setor B2B

Uma pesquisa anterior do Alibaba descobriu que, nos EUA, 61% das micro, pequenas e médias empresas do B2B viram suas vendas aumentarem no ano passado. Por outro lado, somente 34% das empresas B2B que não estão no online conseguiram esse feito no período.

“As micro, pequenas e médias empresas do B2B precisam ser atualizadas em um monte de habilidades para serem eficazes e serem capazes de usar adequadamente essas ferramentas”, disse James Howe, consultor sênior do International Trade Center (ITC) das Nações Unidas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar