Pesquisar
Close this search box.

Metodologia da Unesp ajuda calcular perdas de energia

Uma pesquisa coordenada pelo professor Antonio Padilha Feltrin, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), resultou na criação de uma metodologia e de um software para auxiliar as companhias de distribuição a calcular e identificar os pontos mais vulneráveis às perdas.
Segundo informações divulgadas pela Agência Fapesp, no caminho entre a usina geradora de energia elétrica e as tomadas nas casas dos consumidores, o Brasil perde cerca de 18% da eletricidade que produz. Isso equivale à geração de uma usina de porte médio, como a de Ilha Solteira, no noroeste do Estado de São Paulo, com capacidade de 3.400 MW. Estima-se que a maior parte dessas perdas, entre 10% e 12% da produção, esteja na parte final do sistema: a distribuição.
O tema vai ser abordado pelo professor Antonio Padilha Feltrin durante o Workshop Temporada de Caça aos Gatos, que a Planeja & Informa vai realizar no próximo dia 28 de julho, no auditório da AEERJ (Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro). O evento vai debater as tecnologias mais modernas que hoje estão colocadas à disposição das concessionárias para combater e prevenir os chamados “gatos”, tanto na rede elétrica quanto na rede de abastecimento de água e experiências de sucesso nos dois setores.
A ideia é reunir ali representantes das concessionárias dos dois setores, empresas de tecnologia de medição e de consultoria, agências reguladoras e experiências de empresas públicas e privadas no combate ao furto de água e energia e controle de perdas, além de técnicos e estudiosos no assunto, de forma a promover um grande debate que leve a soluções que possam ser colocadas em prática o mais rapidamente possível.

Programa de análise

O dilema da equipe da Unesp foi reunir as vantagens dos dois tipos de aplicativos sem reproduzir as desvantagens. Para isso, uma nova metodologia teve de ser desenvolvida e, a partir dela, foi criada um programa computacional.
Ao ser aplicado na empresa Elektro, o software foi comparado aos programas mais completos e também aos mais simplificados e se mostrou bastante preciso, apresentando resultados bem próximos aos dos programas tradicionais. E o melhor foi que funcionou de maneira rápida. O software produzido na Unesp reduz o trabalho braçal de levantamento e inserção de dados e retorna resultados após algumas horas.
Agora, o grupo pretende aprimorar o programa, inserindo probabilidades de ocorrência. “Com isso, aumentaremos a qualidade dos resultados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar