Pesquisar
Close this search box.

Metade das empresas quer aumentar investimento

Metade das empresas industriais brasileiras programam aumentar os investimentos em 2013, mostra a Sondagem de Investimentos, levantamento realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado na quinta-feira (13).
O índice é o mesmo registrado no fim do ano passado. Já a porcentagem de empresas que pretendem reduzir os investimentos caiu de 17%, em 2011, para 15% neste ano.
A pesquisa foi realizada com 936 grandes empresas industriais. O valor das vendas das empresas pesquisadas foi de R$ 561 bilhões em 2010.
As previsões de faturamento também aumentaram neste ano em relação à pesquisa de 2011. A parcela de empresas que preveem crescimento real das vendas no ano seguinte (descontada a inflação), passou de 69% para 71%. A proporção de empresas que projetam diminuição do faturamento no ano seguinte passou de 8% para 6%.
Em 2012
Apesar das projeções para 2013 terem sido consideradas positivas pela fundação, a sondagem sobre os resultados deste ano aponta para um ambiente de negócios com menos contratações, menor investimento e maior queda de faturamento das empresas neste ano em comparação com 2011.
Das companhias pesquisadas, 43% afirmaram ter investido mais em máquinas e equipamentos, ante 54% no ano passado. Em relação às contratações, 37% aumentaram o contingente de empregados neste ano, contra 43% em 2011. Já 54% das empresas apontaram crescimento das vendas reais neste ano, enquanto 62% tiveram crescimento em 2011.
A Sondagem de Investimentos é realizada trimestralmente pela FGV. A edição mais recente considera o levantamento realizado entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro deste ano.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar