Pesquisar
Close this search box.

Meta é atender mais de 3 mil empreendedores

Com a missão de atender cerca de 3 mil empreendedores em uma semana, o Sebrae-Am (Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas) realiza de 31 de março a 05 de abril, a Semana do MEI (Micro Empreendedor Individual). A iniciativa tem por objetivo realizar um mutirão de atendimento aos empreendedores individuais, empresários donos de pequenos negócios cujo faturamento é de até R$ 60 mil por ano, ou R$ 5 mil por mês. A Semana terá ações em todas as regiões do país, oferecendo orientações sobre formalização para quem ainda é informal, realização de cursos e consultorias gratuitas.
Em Manaus, os atendimentos acontecerão no Sebrae Centro, da zona Leste, nos Centros de Convivência da Família dos bairros Cidade Nova, Japiim, Santo Antônio e Mutirão. Além da capital as ações da Semana se estendem para mais seis municípios onde o Sebrae tem sede própria (Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Manacapuru). “Devido as dimensões do nosso Estado e problemas de logística, é importante irmos ao interior, que precisa de atendimento e acompanhamento, para prestar consultoria, formalizar e combater a inadimplência”, explica o superintendente do Sebrae-Am, Nelson Rocha.
Formalizar para bons negócios
O empreendedor formalizado tem acesso mais fácil a vários benefícios, e o CNPJ além de direitos, permite que este negocie com o Estado, através da Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas) e outras ações de compras governamentais, garantindo renda e escoamento da produção. “Daremos a chance do MEI de Manaus e do interior de participar de pregões de compras públicas. Oferecemos capacitação para todos os portes empresariais, mas temos um cuidado especial com os pequenos empreendedores”, conta o superintendente.

Capacitação
A Semana conta com a participação de 70 consultores e serão realizadas 270 oficinas do programa ‘SEI’ (Sei Vender, Sei Controlar meu Dinheiro, Sei Comprar, Sei Empreender, Sei Unir para Melhorar e Sei Administrar), uma capacitação em finanças, com metodologia focada no empreendedorismo, com duração de três horas criada exclusivamente para atender o MEI. “As oficinas acontecerão nas Salas do Empreendedor, espaços físicos que nas cidades do interior, terão parceria das prefeituras locais. Após as palestras e treinamentos, serão realizados consultorias para a abertura de empresas e avaliação de documentos e outros trâmites”, conta o gerente de atendimento individual do Sebrae-Am, Douglas Mousse. “Queremos que o EI tenha um negócio mais eficiente”, disse.

Foco principal
A 6ª edição da Semana, agora tem como foco principal, manter no mercado quem já está formalizado. “No início, focávamos na formalização, íamos as praças para divulgar e buscar empreendedores. Hoje além de inserir, trabalhamos com soluções para a permanência dos negócios já formais”, resume Mousse. “Estabelecemos relacionamentos com os clientes formais, hoje somos procurados por eles”, disse. De acordo com Mousse, os anos de experiência com a Semana resultaram em relacionamentos mais coesos e mais dados sobre o empreendedorismo no Amazonas.

Atendimento
O número previsto de 3 mil atendimentos da Semana, tem uma razão de ser, de acordo com Douglas Mousse: “Temos 38 mil MEIs no Estado, os atendimentos previstos representam quase 10% do total, uma ótima meta. Podemos fazer mais, mas temos que ter cautela de fazer o que foi proposto. Em 2013, a meta de atendimentos era de 4 mil e foram realizados 5.400, fomos além, mas conseguimos. Então 3 mil será uma forma de manter a qualidade dos serviços”, fecha.

Feira do Empreendedor
Outra chance dos MEIs terem um atendimento personalizado será a Feira do Empreendedor, um grande evento de oportunidades e negócios que a instituição vai realizar em Manaus de 24 a 27 de abril, no Sesi, Clube do Trabalhador. Mais informações sobre a Semana do Micro Empreendedor Individual e Feira do Empreendedor, no telefone gratuito 0800 570 0800.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar