Pesquisar
Close this search box.

Mesmo fracas, oposições ainda se articulam

A disputa pelas presidências da CMM (Câmara Municipal de Manaus) e ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) conta com a presença discreta da bancada de oposição das duas Casas. Marcadas pelo número reduzido de parlamentares, as oposições lançaram à disputa os nomes de seus representantes mais expressivos: Mário Frota (PDT) na Câmara e Luiz Castro (PPS) na Assembleia.
Os dois parlamentares afirmam que foram escolhidos em consenso com seus pares. E que pretendem gerir as Casas de forma conjunta e diferenciada das administrações atuais.
“Fui escolhido por meus companheiros por minha experiência, sei que nosso número é pequeno frente ao número de vereadores da situação, contudo é uma questão de honra a candidatura de um representante da oposição”, salientou Mário Frota.
Frota admite as dificuldades para vencer a disputa já que a base aliada conta com algo entorno de 32 a 38 votos, ele diz estar receoso sobre o processo de substituição do presidente da Casa, Luiz Alberto Carijó (PTB), que deverá ter votação aberta de acordo com o regimento interno da mesma.
“Seremos a única Casa Legislativa do Brasil que elegerá uma Mesa Diretora por meio de votação aberta, isso para mim é marcação de votos, tira do parlamentar a independência de votar no candidato de sua preferência”, disse.
O vereador acredita que o voto em aberto no painel é uma manobra política do prefeito para marcar a escolha dos seus aliados. Ele afirma que não acredita que os vereadores de situação tenham independência suficiente para assumir uma posição de rebeldia contra Amazonino. “O que temos hoje é uma situação de total controle do Executivo perante a Casa, o voto secreto representa para o prefeito um risco de rebelião”, desabafou.

Castro é candidato, mas ainda pode apoiar Rotta

Na corrida pela presidência da ALE, Castro já diz ter recebido o apoio dos novatos Marcelo Ramos (PSB), José Ricardo (PT), Tony Medeiros (PSL) e Artur Bisneto (PSDB). “Formamos um grupo independente e propomos renovação no relacionamento da ALE com a sociedade. Queremos a recuperação da capacidade de legislar da Casa, defendemos o equilíbrio e a transparência na contratação de servidores em cargos comissionados à disposição da presidência e dos gabinetes parlamentares. E a modificação na forma de desenvolvimento dos trabalhos, que ao longo do tempo, concentra no presidente a escolha de pautas a serem votadas”, destacou.
De acordo com o deputado o grupo já foi procurado pelo também candidato Marcos Rotta (PMDB), que pretende articular com seus pares um possível apoio a sua candidatura.
“O Marcos procurou a mim e ao Marcelo Ramos na tentativa de estabelecer um entendimento para um possível apoio, baseado nas ideias que podemos compartilhar. Contudo, formamos um bloco e vamos definir nosso posicionamento levando em consideração a opinião de todos”, disse. As eleições na Câmara devem acontecer no dia 22 de dezembro e o processo na Assembleia ainda não está definido, podendo ser realizado apenas no final do mês de janeiro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar