Pesquisar
Close this search box.

Mesmo ‘blindado’ Walter Cruz é sabatinado na CMM

O presidente do Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito), coronel Walter Cruz, passou por saia justa durante a realização de Tribuna Popular realizada ontem, 21, na CMM (Câmara Municipal de Manaus) para discutir sobre o ‘Dia Municipal pela Paz no Trânsito’ e o movimento ‘Um dia sem Carro’. Mesmo ‘blindado’ pela CMM, Cruz foi questionado pelo vereador, Joaquim Lucena (PSB), sobre o contrato firmado com a empresa Consladel, suspeita de aplicar fraudes em sistemas de corujinhas de diversos Estados do país, e que recebeu R$ 92 milhões para a instalação de radares em Manaus.
De início, os vereadores foram orientados pela presidência da casa de que não poderiam fugir ao tema.
Lucena ainda acusou a presidência da Casa de “blindar” o secretário de questionamentos ligados a denúncias sobre sua conduta a frente do órgão. “Não vejo por que toda essa blindagem. Não teríamos que passar por essas situações se o trânsito da nossa cidade estivesse uma maravilha, se não houvesse falta de ônibus, ruas esburacadas e ciclovias”, disse, destacando que tem recebido denuncias em seu gabinete de que Cruz estaria “tratando” mal a população e a imprensa local que o procuram.
“Quero pedir que o senhor demonstre respeito pela população, a despeito do cargo que ocupa. Tenho certeza que o prefeito não pede para o senhor tratar mal as pessoas”, falou.
Com relação a um dos temas da Tribuna Popular – o movimento ‘Um dia sem Carro’, o vereador socialista tamém disparou críticas. O parlamentar falou que já é um caos o trânsito do jeito que está, imagina toda população esperando ônibus, como ficariam as paradas, as ruas. “Não posso ser favorável a isso, a prefeitura precisa, primeiro resolver estes problemas, depois pensar em dia sem carro”, observou.
Quem também solicitou explicações ao coronel Walter Cruz, foi o vereador Elias Emanuel (PSB), em um tom mais moderado, o líder do PSB na CMM, quis saber detalhes da implantação recente dos redutores de velocidade espalhados pela cidade.
Elias Emanuel questionou a quantidade de redutores instalados; quantos ainda serão acionados, qual deles tem registrado maior quantidade de multas, e em qual ponto da cidade está instalado. As estatísticas de aumento ou redução de mortes com o uso do sistema também foram requeridas pelo parlamentar.
“A prefeitura possui algum mecanismo de transparência na internet para que o cidadão possa acompanhar detalhes de multas e arrecadação?”, contestou, lembrando que apesar de Cruz ter recebido de ‘bom grado’ os questionamentos, o mesmo não os respondeu, e que em virtude disso enviará ao gabinete do diretor-presidente ofício solicitando as devidas respostas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar