Pesquisar
Close this search box.

Mesa Brasil Sesc e a segurança alimentar no AM

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, anualmente, 931 milhões de toneladas de comida vão para o lixo em todo o mundo. O Brasil está entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos. Realidade antagônica a essa expõe no país um universo com 116,8 milhões de pessoas que convivem com algum grau de insegurança alimentar (55,2% dos domicílios brasileiros), sendo que desse total, 19,1 milhões foram atingidos pela fome no ano de 2020. Esses dados constam no Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, que foi realizado pela Rede Penssan.

Para atenuar esse problema social marcado pelo desperdício de alimentos em contraste com um alto porcentual da população em insegurança alimentar, a Fecomércio AM, por meio do departamento regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), promove o Mesa Brasil. O programa assistencial tem o foco no combate à fome e ao desperdício, e realiza ações voltadas prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. O programa contribui com as refeições fornecidas nessas instituições. Os alimentos distribuídos são excedentes ou estão fora dos padrões de comercialização, mas ainda podem ser consumidos. 

Além de gêneros alimentícios, o Mesa Brasil também entrega produtos para higiene, limpeza e outros. O programa promove ainda ações educativas nas áreas de nutrição e serviço social.

No Amazonas, em 2021, foram entregues 2,9 milhões de quilos de alimentos a instituições sociais nos municípios de Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e Manacapuru. Só no primeiro bimestre deste ano, o Mesa Brasil já entregou mais de 58 toneladas de alimentos. Hoje, o programa atende a 207 instituições no estado.

Dados nacionais

Em nível nacional, desde 1994, o Sesc realiza ações de segurança alimentar e nutricional. Em 2003, o Mesa Brasil foi implantado nos estados brasileiros incluindo o Amazonas. Hoje, o programa é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina e referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Em 2021, o Mesa Brasil conseguiu atender, em todo o país, uma média mensal de 3,1 milhões de pessoas em mais de 500 cidades, nas quais distribuiu 52 mil toneladas de doações arrecadadas ao longo do ano.

Credenciamento de instituições sociais 

As inscrições no processo seletivo para o credenciamento de instituições no Mesa Brasil Sesc AM estão abertas até o dia 30 de abril. Podem se inscrever, entidades sociais sem fins lucrativos e organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social. 

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível em www.sesc-am.com.br. Neste endereço, também pode ser acessado o edital completo do processo seletivo. É importante lê-lo atentamente para saber mais sobre a documentação necessária para o credenciamento, as fases do processo de seleção, além dos procedimentos de entrega e recebimento das doações.  Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelos telefones (92) 2121-537, 2121-8457, 2121-8459 ou 9 8131-9748. 

Doação de alimentos

As doações feitas ao Mesa Brasil provêm de parcerias com supermercados, feiras, centrais de distribuição, varejistas e associações de produtores rurais. Em 2021, as duas maiores instituições doadoras do programa foram a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Os interessados em integrar essa rede de solidariedade podem entrar em contato com a equipe do Mesa Brasil Sesc pelo telefone (92) 2121-5377 ou pelo e-mail: [email protected].

Ao fomentar o combate à fome e ao desperdício de alimentos, a Fecomércio AM, por meio do Serviço Social do Comércio, promove ações pragmáticas, que propiciam o bem-estar social e a qualidade de vida da população amazonense. Para saber mais sobre os programas e atividades do Sesc AM, acesse www.sesc-am.com.br. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar