Pesquisar
Close this search box.

Merkel diz acreditar em êxito para Rodada Doha até o fim do ano

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse na sexta-feira estar convencida de que a Ro-dada Doha, para liberalizar o comércio mundial, tem boas possibilidades de êxito.
“Acho que as possibilidades de êxito aumentaram”, afirmou Merkel, durante um ato do grupo parlamentar da CDU (União Democrata-Cristã).

“Contamos com a possibi-lidade de ter êxito até o fim do ano”, ressaltou a chanceler alemã, que explicou ter se convencido disso após uma conversa com o diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy.

Há um certo ceticismo no mundo todo a respeito das possibilidades de êxito da Rodada Doha, devido, entre outros motivos, às divergências pelos subsídios agrícolas na Europa e nos Estados Unidos. Os países em desenvolvimento se queixam de que esses subsídios aniquilam as possibilidades de seus produtos no mercado mundial. Já os países industrializados pedem que sejam reduzidas as tarifas para produtos industriais e que os mercados de serviços nos chamados países emergentes sejam liberalizados.

Conclusão imediata

Já o embaixador canadense Don Stephenson, que preside as negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre a indústria, afirmou que ou se chega a um acordo nesta área antes do final do ano ou será o fim do esforço de desenvolvimento do comércio mundial.

Stephenson fez a declaração durante uma reunião com os países-membros da organização, que negociam há seis anos a chamada Rodada Doha.

O negociador canadense disse que está trabalhando pa-ra poder refazer a proposta que apresentou no final de julho e que vem sendo lapidada nos últimos meses para adaptá-la às necessidades de todos os países envolvidos.
Para poder acertar a proposta, Stephenson disse que continuaria mantendo reuniões bilaterais “confessionais”, como são chamadas no jargão da OMC.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar