Pesquisar
Close this search box.

Mercosul negocia regras na OMC para manter proteção ao bloco

A reportagem apurou que uma proposta será negociada hoje entre os quarto países do bloco sugerindo que a Rodada Doha dê concessões para uniões aduaneiras, como o caso do Mercosul. “A Rodada Doha não deve ser uma barreira para o desenvolvimento de uniões aduaneiras”, descreve um rascunho da proposta. “O sistema multilateral deve incentivar, e não limitar, as futuras criações de uniões entre países em desenvolvimento”.

Nesta semana, a OMC está lidando com as tarifas para bens industriais em suas reuniões em Genebra e os países emergentes serão pressionados a fazer concessões. O setor industrial é considerado como sendo o de maior interesse dos países ricos na OMC e o presidente americano George W. Bush deixou claro nos últimos dias que vai cobrar uma abertura dos países emergentes, como o Brasil.

Muitos em Genebra ainda desconfiam que a sinalização dada pelos americanos de que poderiam fazer concessões na área agrícola tinha, na verdade, o objetivo de forçar os demais governos a fazerem concessões na área industrial. Bruxelas e Washington alegam que não poderão abrir seus mercados agrícolas se os países emergentes não mostrarem flexibilidade no setor de manufaturas. Os países ricos querem um corte de pelo menos 65% nas tarifas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar