Mercedes-Benz Vision AVTR, veículo elétrico do futuro

Mercedes-Benz acaba de revelar imagens reais de seu novo conceito de veículo elétrico: o Vision Avtr. Ele é inspirado no filme Avatar e na ideia de “fusão” do homem, máquina e natureza. A proposta é oferecer uma mobilidade elétrica totalmente independente de recursos fósseis e buscar elementos da futura economia circular de matérias-primas.

O Mercedes-Benz Vision Avtr foi criado em parceria com a franquia “Avatar”. “Além de ter um design bonito, o carro criará uma conexão mais próxima com o motorista e o ambiente ao seu redor.”, afirmou Jan Landau, produtor do famoso filme de ficção.

O Vision Avtr é movido por uma tecnologia de bateria originada na química das células orgânicas à base de grafeno, material natural 200 vezes mais resistente do que o aço, além de ser mais leve e menos espesso. Essa tecnologia revolucionária é totalmente reciclável. O veículo-conceito da Mercedes-Benz é controlado por meio de um sensor no console central. Em vez de um volante convencional, o elemento de controle multifuncional permite que o homem e a máquina se “fundam”. Ao colocar a mão na unidade de controle, o interior ganha “vida” com o veículo reconhecendo o motorista por seu batimento cardíaco e respiração.

O veículo-conceito propōe sistema de direção e movimento das rodas: o “Crab Mode”, ou “modo caranguejo”, que  permite o veículo se mover diagonalmente e lateralmente.

Google lança mochila inteligente em parceria com a Samsonite

Os movimentos do Samsonite Konnect-i são reconhecidos pela alça da mochila 

A Google lançou em conjunto com a Samsonite uma mochila com a tecnologia Jacquard, um tipo de tecido inteligente e responsivo aos comandos humanos (não confundir com o nome do tecido clássico dos figurinos mais antigos). O Samsonite Konnect-i chega ao mercado no valor de US$ 200 na versão slim e US$ 220 na edição padrão.

A tecnologia da Google foi desenvolvida para que o tecido tecnológico tenha sensibilidade ao toque, fazendo com que você toque na manga da jaqueta, por exemplo, e acione algumas funções no telefone, ou receba notificações, entre outras coisas. O sistema é alimentado por uma pequena entrada na mochila, carregável através de uma porta mini-USB. São três movimentos possíveis: o de arrastar para cima, arrastar para baixo e toque duplo. 

Veias eletrônicas vão monitorar você por dentro

Novas veias são mais eficientes e com mais recursos

Pesquisadores da China e Suíça desenvolveram vasos sanguíneos eletrônicos que podem ser ativamente ajustados para lidar com mudanças sutis no corpo após a implantação.

Os vasos sanguíneos artificiais – feitos de uma membrana condutora de metal-polímero flexível e biodegradável – imitam os vasos sanguíneos naturais.

Depois de testados em experimentos in vitro, eles foram implantados em coelhos e se mostraram capazes de efetivamente substituir as artérias principais dos animais.

“Nós pegamos a estrutura que imita os vasos sanguíneos naturais e fomos além, integrando funções elétricas mais abrangentes que são capazes de fornecer tratamentos adicionais, como terapia genética e estimulação elétrica,” disse Xingyu Jiang, do Centro Nacional de Nanociência e Tecnologia da China.

A tecnologia atual de vasos sanguíneos artificiais fornece um suporte mecânico para bloqueios difíceis de tratar em pequenos vasos sanguíneos de pacientes com doença cardiovascular. Seu grande inconveniente é que eles não podem ajudar de forma proativa na regeneração do tecido dos vasos sanguíneos e, ao contrário do tecido natural, costumam causar inflamação.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email