Pesquisar
Close this search box.

Mercedes-Benz Vision AVTR, veículo elétrico do futuro

Mercedes-Benz Vision AVTR, veículo elétrico do futuro

Mercedes-Benz acaba de revelar imagens reais de seu novo conceito de veículo elétrico: o Vision Avtr. Ele é inspirado no filme Avatar e na ideia de “fusão” do homem, máquina e natureza. A proposta é oferecer uma mobilidade elétrica totalmente independente de recursos fósseis e buscar elementos da futura economia circular de matérias-primas.

O Mercedes-Benz Vision Avtr foi criado em parceria com a franquia “Avatar”. “Além de ter um design bonito, o carro criará uma conexão mais próxima com o motorista e o ambiente ao seu redor.”, afirmou Jan Landau, produtor do famoso filme de ficção.

O Vision Avtr é movido por uma tecnologia de bateria originada na química das células orgânicas à base de grafeno, material natural 200 vezes mais resistente do que o aço, além de ser mais leve e menos espesso. Essa tecnologia revolucionária é totalmente reciclável. O veículo-conceito da Mercedes-Benz é controlado por meio de um sensor no console central. Em vez de um volante convencional, o elemento de controle multifuncional permite que o homem e a máquina se “fundam”. Ao colocar a mão na unidade de controle, o interior ganha “vida” com o veículo reconhecendo o motorista por seu batimento cardíaco e respiração.

O veículo-conceito propōe sistema de direção e movimento das rodas: o “Crab Mode”, ou “modo caranguejo”, que  permite o veículo se mover diagonalmente e lateralmente.

Google lança mochila inteligente em parceria com a Samsonite

Os movimentos do Samsonite Konnect-i são reconhecidos pela alça da mochila 

A Google lançou em conjunto com a Samsonite uma mochila com a tecnologia Jacquard, um tipo de tecido inteligente e responsivo aos comandos humanos (não confundir com o nome do tecido clássico dos figurinos mais antigos). O Samsonite Konnect-i chega ao mercado no valor de US$ 200 na versão slim e US$ 220 na edição padrão.

A tecnologia da Google foi desenvolvida para que o tecido tecnológico tenha sensibilidade ao toque, fazendo com que você toque na manga da jaqueta, por exemplo, e acione algumas funções no telefone, ou receba notificações, entre outras coisas. O sistema é alimentado por uma pequena entrada na mochila, carregável através de uma porta mini-USB. São três movimentos possíveis: o de arrastar para cima, arrastar para baixo e toque duplo. 

Veias eletrônicas vão monitorar você por dentro

Novas veias são mais eficientes e com mais recursos

Pesquisadores da China e Suíça desenvolveram vasos sanguíneos eletrônicos que podem ser ativamente ajustados para lidar com mudanças sutis no corpo após a implantação.

Os vasos sanguíneos artificiais – feitos de uma membrana condutora de metal-polímero flexível e biodegradável – imitam os vasos sanguíneos naturais.

Depois de testados em experimentos in vitro, eles foram implantados em coelhos e se mostraram capazes de efetivamente substituir as artérias principais dos animais.

“Nós pegamos a estrutura que imita os vasos sanguíneos naturais e fomos além, integrando funções elétricas mais abrangentes que são capazes de fornecer tratamentos adicionais, como terapia genética e estimulação elétrica,” disse Xingyu Jiang, do Centro Nacional de Nanociência e Tecnologia da China.

A tecnologia atual de vasos sanguíneos artificiais fornece um suporte mecânico para bloqueios difíceis de tratar em pequenos vasos sanguíneos de pacientes com doença cardiovascular. Seu grande inconveniente é que eles não podem ajudar de forma proativa na regeneração do tecido dos vasos sanguíneos e, ao contrário do tecido natural, costumam causar inflamação.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar