16 de abril de 2021

Mercado prevê crescimento menor e mais inflação no ano

Mais inflação e menos crescimento. Este é o cenário previsto por analistas de mercado para o encerramento da economia brasileira neste ano

Mais inflação e menos crescimento. Este é o cenário previsto por analistas de mercado para o encerramento da economia brasileira neste ano.
A previsão do PIB foi revisada para baixo pela quarta semana consecutiva e está agora em pouco mais de 1%. Ao mesmo tempo, analistas ajustaram a projeção do índice usado pelo Banco Central para as metas de inflação.
Segundo o relatório Focus, divulgado pela autoridade monetária hoje, a expectativa é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fique em 5,58%, acima do número previsto na última semana, de 5,43%.
O cenário de preços para o próximo ano, contudo, foi mantido em 5,4%, projeção semelhante há mais de quatro semanas. Apesar da manutenção no IPCA, houve ajuste pela quarta vez seguida na previsão de crescimento para 2013.
Os números sugerem agora um avanço de 3,5% no PIB do próximo ano, abaixo dos 4% indicados há quatro semanas pelos analistas de mercado e na esteira do ainda baixo nível de investimento da economia brasileira.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email