Pesquisar
Close this search box.

Mercado de internet banda larga para empresas se mostra consolidado

A procura por serviços de internet banda larga em empresas sofreu um grande impulso no ano de 2009 em Manaus, segundo avaliação feita pelos próprios empresários de companhias especializadas nesse serviço. Novas necessidades de mercado, como a obrigatoriedade do uso da nota fiscal eletrônica emitida pela internet, foram os principais fatores apontados pelas empresas para esse crescimento. De um modo geral, elas têm ótimas perspectivas para 2010.
Segundo o diretor comercial da Internext, Fagner Dias, o aquecimento das vendas em sua empresa começou no primeiro trimestre de 2009. Para ele, a solução encontrada para tentar burlar a crise mundial foi criar uma nova gama de produtos customizados para atender às necessidades das empresas afetadas. De acordo com o diretor, o resultado dessa estratégia foi um crescimento no faturamento superior ao do mesmo período no ano passado. Os números não foram informados.
Os pacotes mais procurados na Internext são o Internet Banda Larga para empresas e condomínios, Link de Internet Corporativo, Link de Internet Backup e Link de Internet Satelital. Dias informou que são ofere­cidos tanto pacotes prontos quanto soluções criadas sob medida para necessidades específicas e individuais. Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Tropical Hotel, Moto Honda, TV Lar, Unimed Manaus, Ciesa, Grupo SB, Gelocrim, Pioneer do Brasil e Grupo Simões, entre outros, são alguns dos clientes da empresa, segundo Dias.
Ele deu um conselho importante aos executivos que procuram um serviço de internet ade­quado – o provedor deve ter alternativas para manter o acesso à internet operacional em casos de rompimento de uma fibra ótica ou falha de fornecimento de energia elétrica.

Garantia de velocidade

Para o gerente geral da Amazônia Banda Larga, Daniel Novo, vários fatores, como suporte, experiência e capacitação técnica, devem ser levados em consideração. A garantia do provedor em oferecer uma taxa de velocidade mínima foi outro fator considerado relevante por Novo.
No momento, a Amazônia Banda Larga conta com cinco níveis de serviço de internet, que vão de 256 Kbps a 2 Mbps, com controle de consumo de banda. O mais procurado, segundo o gerente, é o pacote Business Premium, de 1 Mbps de velocidade. Ele adiantou que em breve a empresa apresentará novidades, como serviços ainda mais velozes e sem limitação de consumo. A empresa não divulgou valores de pacotes.

Internet 3G

Sobre o fato de cada vez mais pessoas estarem recorrendo à internet 3G, em Manaus oferecida por empresas de telefonia celular móvel, Fagner Dias disse acreditar que o fato da mobilidade ter se tornado uma necessidade é a principal causa do interesse por essa modalidade. A Internext implanta redes wireless para atender a este segmento, já tendo inclusive implantado o serviço na praça de alimentação do Manauara Shopping. Na visão dele, o acesso wi-fi e 3G são complementares. Já Daniel Novo, da Amazônia Banda Larga, declarou ser a conexão 3G uma saída encontrada pelo consumidor quando há falta de atendimento às suas necessidades com produtos de qualidade.
Cristiano Soares, responsável pela central de processamento de dados da empresa Netium, ressaltou que a tecnologia 3G veio para somar, não para substituir. “Uma empresa que necessita de uma conexão segura, robusta e sem interrupções para trafegar seus arquivos sempre vai recorrer para conexões dedicadas”, declarou. Soares informou que a Netium não trabalha com pacotes de conexão prontos, mas oferece soluções em conexão dedicada.
“Cada cliente tem sua necessidade específica e nossos serviços são flexibilizados nesse sentido. Além de internet, também temos hospedagem de websites e serviços de e-mail”, destacou.
Segundo o executivo, houve certo crescimento na procura de planos para pequenas e médias empresas, mesmo com a cautela por parte destas. Dos provedores entrevistados, a Netium é a única que também trabalha com clientes pessoa física, mas a grande maioria destes é formada por empresas de médio e grande porte, além de vários órgãos do governo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar