Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas de ontem, os deputados estaduais Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos, anunciaram a retirada do pedido de criação da CPI da Pandemia na Casa Legislativa. A medida dos parlamentares oposicionistas ao Governo do Estado tem o intuito de pressionar a base governista a assinar a nova CPI da Asfixia, proposta pelo deputado Delegado Péricles (PSL). “Agora, não tem mais desculpa se vai investigar a Covid, a pandemia, a asfixia, para mim o título é indiferente, o tema eu deixo o Governo dar”, ironizou o primeiro. Eles assinaram o requerimento do colega após o aditamento incluindo a investigação dos contratos celebrados na pandemia ser aceito pelo autor. Barreto ressaltou, ainda, que a CPI da Asfixia deve ser instalada em caráter de urgência na Casa Legislativa e aproveitou para cobrar dos seus pares mais assinaturas, que já conta com cinco: Péricles, Sinésio Campos (PT), Serafim Corrêa (PSB), além dos dois.

MUTIRÕES

Nos primeiros 180 dias da gestão do prefeito David Almeida (Avante), a Prefeitura de Manaus executou 18 mutirões de obras nos bairros da capital. As ações foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e iniciadas nos primeiros dias da administração, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

DADOS ABERTOS

A Superintendência da Zona Franca de Manaus disponibilizou, no mês de julho, 100% das 28 bases de dados previstas no Plano de Dados Abertos 2020/2022. A ação já pode ser verificada no Painel Monitoramento de Dados Abertos, ferramenta criada pela Controladoria Geral da União (CGU) para o acompanhamento das publicações feitas pelos diferentes órgãos e entidades do Governo Federal. As informações podem ser acessadas diretamente no portal da Suframa por meio do link https://www.gov.br/suframa/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos

INTEGRAL

Está provado que o modelo de gestão, voltado à educação integral, deu certo nas escolas da rede municipal e, sobretudo, que é importante para o desenvolvimento total do aluno. Por isso, a Prefeitura de Manaus pretende ampliar a modalidade para todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação. A ideia é promover uma uniformização de gestão escolar e melhorar, qualitativamente, o nível de aprendizagem dos estudantes.

INDENIZATÓRIOS

A Secretaria de Estado de Saúde publicou no www.saude.am.gov.br, a minuta dos Projetos Básicos para as dispensas de licitação que vão permitir a contratação de 65 serviços indenizatórios. A intenção da secretaria é promover uma consulta pública com o objetivo de dar mais transparência ao processo que visa pôr fim à prestação de serviço sem contrato.

RECOMENDAM

Mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia ao setor de turismo, um total de 95,17 % dos turistas que visitaram o Amazonas em 2020 recomendariam o Estado como destino a outros visitantes. Os dados são da pesquisa Movimentação e Caracterização dos Turistas do Amazonas 2020, realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas e serve como base para o planejamento, execução e aplicação de políticas públicas para fomentar o setor. 

PARA EMPREENDER

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus ofertará 50 vagas para mais uma consultoria on-line e gratuita do projeto “Conexão de Aprendizagem”. A consultoria “A Missão de Empreendedor na Crise”, ministrada pela empreendedora e empresária Nicolle Loureiro, acontece na próxima segunda-feira (12), das 15h às 17h, pela plataforma Google Meet.

E-COMMERCE

A imigração japonesa no Brasil completou, em 2021, 113 anos e para celebrar a data, a Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, unidade pública que oferece ensino bilíngue Português-Japonês, realizou uma exposição dos fatos que marcaram a imigração japonesa no País, com a presença do cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino.

LICEU

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, administrado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, atendeu 1.257 pessoas com oficinas gratuitas em diversos segmentos artísticos nas plataformas digitais. As atividades foram realizadas entre os meses de abril e junho e alcançaram público no interior do Amazonas e em outras cidades do Brasil.

FRASES

“O negacionismo só nos atrasa.” Arthur Virgílo Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus

“A previsão é que o Mato Grosso, com a parceria que vai ser instalada a partir do final do mês, monitore em tempo real as questões das queimadas e nós precisamos trazer para o Amazonas a mesma prática.” Ângelus Figueira (DC), deputado estadual

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email