Menos pessimistas, gestores apontam fim de cortes da Selic

Depois de oito cortes seguidos da taxa Selic, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve promover a última redução dos juros no atual ciclo de estímulo monetário nesta quarta-feira. Esta é a avaliação quase unânime de gestoras de fundos de estratégia multimercado macro, consultadas pela equipe de fundos da XP.

Com isso, a taxa Selic deve cair hoje de 2,25% para 2,00% ao ano, e permanecer neste menor patamar histórico pelo menos até dezembro.

Embora o cenário continue desfavorável para a economia brasileira, principalmente por conta dos efeitos da epidemia de coronavírus, os gestores reduziram o nível de pessimismo.

A projeção média para a contração do Produto Interno Bruto (PIB) foi diminuída de 7% para 5,50% neste ano, o que a equipe da XP atribui aos dados econômicos da economia divulgados ao longo de julho, com surpresas positivas para boa parte dos investidores.

Já a mediana das projeções para a inflação brasileira em 2020 teve leve ajuste de alta, de 1,50% para 1,60%, com mínima de 1,00% e máxima de 2,10% no ano.

Com relação ao câmbio, as estimativas tiveram poucas mudanças, com a previsão mediana da cotação do dólar ao fim de 2020 sendo elevada de R$ 5,10 para R$ 5,20.

Confira na imagem da tabela as mudanças nas projeções macroeconômicas de junho para agosto.

No que tange às estratégias de alocação das gestoras, a XP assinala que, assim como nos últimos meses, as principais posições entre os portfólios dos fundos seguem as apostas a favor da queda dos juros no Brasil, embora os vencimentos tenham migrado de vértices curtos para vértices médios/longos.

“No mercado de câmbio, por outro lado, vê-se parte dos gestores passando a apresentar posições vendidas [com aposta na queda] no dólar, movimento que seguiu em parte o enfraquecimento recente da moeda”, destaca a XP, em relatório.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email