Pesquisar
Close this search box.

Melo quer ensino de japonês

O projeto piloto da escola bilíngue japonesa vai iniciar pela Escola Djalma Batista

De olho na forte presença de empresas japonesas no Polo Industrial de Manaus, o governo do Amazonas prepara o lançamento de um programa de escola bilíngue para levar o idioma aos estudantes da rede estadual de educação. O projeto foi o principal tema da reunião entre o governador José Melo e o cônsul-geral do Japão em Manaus, Kazuo Yamazaki, nesta segunda-feira (13). Quarta maior colônia japonesa no Brasil, o Amazonas tem cerca de 160 mil descendentes e é uma das rotas estratégicas para investimentos de capital japonês no país, com 32 empresas em operação no Estado.
O projeto piloto da escola bilíngue japonesa vai iniciar pela Escola Estadual Djalma Batista, localizada no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. A unidade de ensino está sendo reformada e adaptada pelo governo do Estado para funcionar como escola de tempo integral, com investimentos da ordem de R$ 10,5 milhões. Vistoriada na semana passada pelo governador, a obra está em fase de finalizações para entrar em funcionamento no ano letivo de 2016.
“Nosso Estado e o Japão têm uma relação fraterna há muito tempo. Foram eles que introduziram a juta e a malva e, hoje, temos muitas empresas no Polo Industrial de Manaus. São grandes empresas que geram emprego e movimentam nossa economia”, disse o governador.
Com a escola bilíngue, além de aprender a língua japonesa, os alunos irão estudar disciplinas no idioma. O currículo escolar especial está sendo elaborado pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e especialistas em educação do Consulado do Japão. Materiais didáticos e ambientes para o aprendizado da cultura do país asiático serão desenvolvidos.
“Teremos uma escola funcionando bilíngue, com equipamentos e ambientes preparados para o ensino da língua japonesa. Laboratórios de linguística, ambiente de leitura, professores com formação apropriada. É um projeto teste e já estamos em negociação para implantar escolas bilíngues em inglês e espanhol. A ideia é que no contraturno eles aprendam disciplinas na segunda língua. É mais que um curso de idiomas”, afirmou o secretário de educação, Rossiele Soares.

Amazonas Bilíngue
Com a inserção do japonês, o governo estadual amplia o ensino de idiomas nas escolas. Atualmente, a Seduc mantém o programa Amazonas Bilíngue que oferece cursos de inglês para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio com o objetivo de capacitá-los para atuar em áreas como o turismo. Mais de 700 alunos participam do programa em todo o Estado.
De acordo com o cônsul do Japão, a expansão do aprendizado do idioma é uma bandeira estratégica para atender ao mercado empresarial instalado no Amazonas. O ensino do idioma nas escolas será um passo importante, avaliou. “É interesse do governo japonês, queremos ampliar a língua aqui por causa da presença maciça das empresas japonesas”, pontuou.
Entre as iniciativas para disseminar o idioma, Kazuo Yamazaki destacou o curso de idiomas realizado na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), que tem uma turma em formação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar