Melhores da indústria têm reconhecimento

O Prêmio Industrial foi instituído em 1965 pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas). O evento é realizado anualmente em parceria com o Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), em função dessa tradição e no reconhecimento de personalidades que inovam e fomentam o desenvolvimento da indústria do Amazonas, a edição 2013 não poderia ser mais emblemática.
Maio é o mês da indústria, assim a Fieam premia grandes nomes da indústria na solenidade “Industrial do Ano 2013”. Na semana passada a presidente Dilma Rousseff assinou Decreto que reduz em 50% a alíquota de IPI incidente sobre a produção de extratos concentrados para elaboração de refrigerantes que contém o guaraná e o açaí, e o Amazonas será o maior beneficiado desta iniciativa.
Diante desta conjectura, o principal homenageado foi o presidente da Recofarma Indústria do Amazonas e da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa. Microindustrial do Ano é a empresária da Cupuama – Cupuaçu do Amazonas Indústria, Comércio e Exportação Ltda., Francisca Fátima Barreto Sales.
Durante a solenidade, também fora outorgada a Medalha da Ordem do Mérito Industrial ao general de Exército e comandante militar da Amazônia, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e ao presidente da Fecomércio, José Roberto Tadros. O evento aconteceu na sexta-feira (24), no Salão de Eventos do Clube do Trabalhador do Amazonas, onde reuniu autoridades do cenário empresarial e político do Amazonas.
Para o presidente da FIEAM, Antonio Silva, esta premiação é uma edição ouro, porque os homenageados fazem a diferença no Estado do Amazonas. A começar pela microempresária do ano, passando para o industrial do ano e ainda com dois méritos industriais. “Meu companheiro Roberto Tadros e o nosso grande general da Amazônia, Villas Bôas, e para finalizar a premiação com o industrial do ano nosso presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa e para o maior exportador também que é a Recofarma com U$ 200 milhões. Então é uma noite efetivamente de sucesso”, avalia Antonio Silva.

Nova parceria
Segundo o prefeito, a Recofarma e prefeitura firmarão parceria na construção de um belo galpão com capacitação para cooperativas catadora de lixo. Que inclusive faz o prefeito cumprir uma das promessas de campanha que é de trabalhar os galpões para os catadores e ao mesmo tempo na Copa do Mundo 2014, trabalhar a ideia de reciclagem de resíduos sólidos em pleno coração da floresta, a Recofarma sabe muito bem o que faz. E assim em parceria me faz cumprir uma promessa de campanha, lembra Arthur Neto.

Novidade Sebrae

O superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha aproveitou para adiantar ao Jornal do Commercio que este ano o Sebrae está trazendo de volta ao Amazonas a Feira do Empreendedor a ser realizada no mês setembro, após dez anos fora do circuito amazonense.

Operação Ágata 7

Segundo o general Villas Bôas, a ‘Operação Ágata 7’ está em pleno andamento, “neste momento todo nosso pessoal está operando a faixa de fronteira. Hoje há uma compreensão de que praticamente toda a criminalidade urbana que aflige os grandes Centros passa pela faixa de fronteira. Principalmente nesta fase em que se aproxima dos grandes eventos, começando pela Copa das Confederações, a vinda do Papa Francisco, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, então é importante que se trabalhe neste sentido para tentar coibir todos esses ilícitos”, falou.

CUPUAMA

3 Empresa especializada na produção e comercialização de ingredientes e matéria-prima para a indústria alimentícia e cosmética, genuinamente da Amazônia;

3 Há 18 anos está sediada no município do Careiro, a 102 km de Manaus/AM;

3 Principais produtos são polpas congeladas, concentrados, amêndoas e outros derivados de frutas da Amazônia;

3 Carro chefe está na exportação de polpa de cupuaçu e de camu-camu, com destaque no Brasil;

3 Emprega 11 funcionários diretos e gera mais de mil empregos indiretos distribuídos entre as famílias da comunidade vizinha;

3 A Cupuama já começou a expor em feiras internacionais;

3 Para chegar ao ponto em que hoje se encontra é um ganho substancial muito importante para a empresa que durante a premiação conquistou o interesse de um forte aliado, trata-se do presidente da também premiada Recofarma, Xiemar Zarazúa.

GENERAL DE EXÉRCITO COMBATENTE VILLAS BÔAS

3 É gaúcho de Cruz Alta (RS), já se considera amazonense de coração. São oito anos de serviço na Amazônia.

3 Praça de 1º de março de 1967, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1973.

3 A Presidente da República o promoveu ao posto de General de Exército Combatente, em 31 de julho de 2011.

3 O general Villas Bôas é um defensor do nosso Estado, com trabalho de divulgação da BR-319 mostrando a destruição que fizeram na rodovia de uma forma agressiva, demonstra o amor que ele tem por essa terra.

XIEMAR ZARAZÚA, RECOFARMA e COCA-COLA BRASIL

3 A Recofarma Indústria do Amazonas recebeu o prêmio de empresa exportadora do ano pela segunda vez, 2011 e 2012, sob a presidência executiva de Xiemar Zarazúa.

3 A fábrica de concentrados e bases de bebidas da Coca-Cola, sediada no Polo Industrial de Manaus, há 23 anos, no ano passado exportou US$ 199 milhões, batendo recorde dos últimos cinco anos, de acordo com dados da Suframa;

3 Pioneira no polo de concentrados da ZFM, a Recofarma superou US$ 100 milhões em exportação favorecendo o equilíbrio da balança comercial brasileira e gerando o maior salto positivo do Estado do Amazonas;

3 Hoje, a cadeia produtiva favorece mais de 11 mil famílias na região com renda garantida.

3 A fábrica de Manaus é responsável pela produção e fornecimento de concentrados de bebidas para todas as fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil;

JOSÉ ROBERTO TADROS

3 É presidente da Fecomércio/AM (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas). Definido por seus pares como um homem de bom senso, visionário, que por mérito está há quase duas décadas, no comando da federação. Hoje, vive-presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio). Representações de grande importância para o Estado do Amazonas e de inconteste relevância para a economia do Brasil.

3 O Sistema Fecomércio está com mais de 20 obras em andamento e com novos projetos na capital. Em 6 de junho, Tadros vai inaugurar a 1ª Faculdade SENAC do Norte do Brasil, com os cursos de Design Gráfico, Gastronomia, Projetos Gerenciais e Logística.

3 Em Manacapuru, a 84 km de Manaus, a instituição constrói o 1º hotel do Norte destinado ao lazer do trabalhador do comércio amazonense e do restante do país. Com diversão para a família trabalhadora: piscina, quadras esportivas, bares, restaurantes, salão de convenções, além da Colônia de Férias, às margens do rio Miriti, em Manacapuru.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email