Pesquisar
Close this search box.

Medida contribui para universalizar o acesso aos serviços virtuais da Receita Federal

Medida contribui para universalizar o acesso aos serviços virtuais da Receita Federal

Foi implantada no Portal e-CAC mais uma opção de acesso aos serviços virtuais da Receita Federal: o Acesso Gov.Br. Além do Código de Acesso e das opções Certificado Digital e Certificado em Nuvem, agora é possível acessar o Portal e-CAC através do Acesso Gov.Br. Essa implantação é mais uma ação integrada realizada para ampliar o atendimento virtual da RFB, com a expansão dos serviços digitais e o acesso desses serviços a um número cada vez maior de contribuintes. 

Com o acesso Gov.Br, cidadãos que não possuem certificado digital, ou que não estão obrigados à Declaração do Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (condição necessária para emissão de código de acesso), também poderão acessar o Portal e-CAC, universalizando assim o acesso aos serviços virtuais da Receita Federal. 

O acesso direto ao Portal por certificado digital ou em nuvem ficará disponível somente até 31/08/2020. A partir de 1º de setembro, o acesso se dará somente via Gov.Br ou via Código de Acesso. Dessa forma, os demais acessos por meio do certificado digital necessitarão de conta no Portal Gov.Br e atribuição do respectivo selo de confiabilidade. Os procedimentos já podem ser realizados: https://acesso.gov.br/

ENCAT lança seleção com os Boletins de Arrecadação dos Estados em seu portal

O ENCAT ciente da importância que a comunidade acadêmica, contábil e demais interessados em temas tributários e econômicos possuem em relação ao acompanhamento dos números da arrecadação tributária e emissão de documentos fiscais durante e após o período de pandemia, disponibiliza num só lugar os links de acesso às páginas das Sefaz Estaduais e da RFB, que abrem tais números para toda a sociedade, de forma transparente.

http://www.encat.org/?page_id=1515

Outra forma de acessar: Na página inicial do site, basta clicar em  “Publicações” e selecionar “Boletins de Arrecadação – Estados e RFB”.

A página está em constante atualização, incorporando cada vez mais links das Sefaz Estaduais.

Situação dos idosos na pandemia é tema de live nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, às 20 horas de Brasília, o Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia de Goiás vai promover live com a professora Lucirene Santana, mestre em História Cultural e ex-coordenadora pedagógica do Grupo de Educação Fiscal de Goiás, com o tema “A cidadania dos idosos na pandemia: um olhar da Educação Fiscal”.

De acordo com o coordenador do Programa, o auditor José Humberto Corrêa de Miranda, as lives do mês de julho serão dedicadas especialmente à relação entre Estado e Sociedade em tempos de pandemia, a partir de perspectivas, ora da responsabilidade social, ora do papel da Administração Pública.

Para participar das lives às quartas-feiras, basta acessar o link: https://us02web.zoom.us/j/82901323622

As lives já realizadas, desde o último mês de maio estão disponíveis no canal do Youtube: “Educação Fiscal Goiás”.

Educação Fiscal do Ceará promove Circuito de Lives

O Programa de Educação Fiscal do Ceará promove mais uma edição do Circuito de Lives Engaja Cidadão nesta quarta-feira, às 19h de Brasília, com Marcos Saraiva, coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Sefaz, e Marconi Lemos, secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.⠀

A live será transmitida no canal da Sefaz Ceará no YouTube e no Instagram. 

Escola de Contas do TCE-AM divulga calendário de cursos para julho

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas divulgou o calendário de cursos do mês de julho. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do portal da ECP no link https://moodle.tce.am.gov.br/

Os cursos ocorrerão virtualmente pela plataforma Google Meet. Os alunos que se inscreverem e participarem do evento terão os certificados disponibilizados pela ECP, no Moodle do TCE.

Dia 10: Curso de “Saúde mental durante e após a pandemia”, oferecido pela psiquiatra especializada em terapia cognitiva comportamental, Dra. Loren Cavalcante e pela especialista em aconselhamento familiar e do adolescente, psicóloga Cyrlane Santiago. Às 15h.

De 14 a 17: Curso “Matriz de Planejamento”, ministrado pela especialista em controle interno e externo, Lúcia Magalhães, das 15h às 17h. 

Dia 23: Curso “Procedimentos e aspectos polêmicos na elaboração do ato convocatório nas licitações” ministrado pelo advogado e auditor técnico de controle externo do TCE/AM, Thiago Correa. Às 15h. 

Dia 30: Curso “A importância do controle social em tempos de pandemia”, cujo instrutor será o auditor técnico de controle externo do TCE/AM, Eduardo Nunan, às 15h.

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar