Pesquisar
Close this search box.

MCT anuncia Centro Franco-Brasileiro

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou recentemente, na cidade do Rio de Janeiro, a criação do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade da Amazônia. O anúncio foi feito durante a Conferência Ciência para a Sociedade, realizada pela ABC (Academia Brasileira de Ciências) e pela Académie des Sciences de L’Institut de France, como parte da programação científica em comemoração ao Ano da França no Brasil.
O edital para a seleção de institutos de pesquisa interessados em trabalhar com o tema será lançado em novembro, pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Serão disponibilizados R$ 18 milhões. O centro será constituído por meio de parceria entre os governos brasileiro e francês. Cada um deverá aportar metade do valor estimado em 6 milhões de euros.
Durante a conferência, Rezende falou sobre a importância da iniciativa, principalmente no que diz respeito à exploração de forma consciente da floresta. “O centro será fundamental para o avanço da pesquisa em biodiversidade na Amazônia. Tenho certeza que a ciência atuará de forma positiva com relação às pesquisas naquela área. A intenção é conhecer melhor a nossa floresta e, mais do que isso, que a população também possa usufruir de forma consciente das riquezas naturais”, afirmou.
De acordo com o ministro, a intenção de implantar o Centro Franco-Brasileiro é um tema que está na pauta de discussão dos dois países há algum tempo, mas que apenas agora foi concretizada. “A definição de criação do centro de pesquisa ocorreu na visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao Brasil, para as comemorações do 7 de setembro”, disse.
Rezende ainda debateu questões relacionadas à mudança climática no mundo. “A ciência brasileira tem muito a contribuir com soluções para o monitoramento das alterações do clima. Uma das medidas concretas por parte do MCT foi a criação da Rede Clima”, lembrou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar