Marselha, ponto de encontro do Mundo

Alejandro Dumas, que conhecia bem e que escreveu nesta cidade o livro “O Conde de Monte Cristo”, definiu Marselha o ponto de encontro do mundo inteiro. A sua vocação marítima e situação no Mediterrâneo fizeram de Marselha uma cidade acolhedora. Com 26 séculos de história por trás disso, ainda olha abertamente para o futuro.

Mesmo tanto depois, as emoções são as mesmas ao olhar pela primeira vez a Fortaleza de If, uma antiga prisão localizada em uma pequena ilha no arquipélago de Frioul, na baía de Marselha, e as duas magníficas fortalezas que protegem o porto.

E as imponentes silhuetas do forte de San Juan para o porto e de San Nicolás dão ideia do passado turbulento desta cidade, onde gregos e romanos deixaram suas marcas através de construções religiosas medievais, fortificações do século XVI , residências luxuosas dos séculos XVII e XVIII e os muitos edifícios de prestígio construídos no século XIX.

A Basílica de Notre Dame de la Garde e sua estátua da Virgem Maria, padroeira da cidade, com mais de 11 metros de extensão, protegem os pescadores e são o ponto mais alto da cidade. A tradição diz que quem  caminhar até a basílica, rezar uma oração à Virgem e fizer um pedido, ele será atendido, desde que o solicitante leve uma oferenda, sempre sob a forma de modelos de navios ou aviões.

Marselha também é moderna e futurista. A exemplo do Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo, conhecido como MuCEM, inaugurado em junho de 2013, é definido como um “museu da sociedade” dedicado à conservação, estudo, apresentação e mediação de um patrimônio antropológico relacionado à área europeia e mediterrânea. A poucos metros do forte e do museu, pode-se admirar a bela Catedral de Marselha, cuja construção foi encomendada no meio do século XIX pelo próprio Napoleão Bonaparte.

O Porto Velho é o lugar mais animado de Marselha. Aldeia protegida por fortes e cercada de terraços onde se pode passar o tempo com um café, um copo de vinho ou, a bebida típica aqui, uma espécie de anis servido aquoso. Por sua vez, merece outra das bebidas típicas, o absinto, com quase 90 graus de álcool, popularizados por artistas e escritores como Wilde, Van Gogh, Baudelaire, Manet, Picasso, Lautrec, Degas e Hemingway, entre outros.

Em torno há muitos restaurantes, onde se pode desfrutar da a famosa Bouillabaisse, uma sopa de peixe que é comida duas vezes, primeiro a sopa e, novamente, sopa com o peixe e frutos do mar com os quais os “pieds et paquets” (carne picada com especiarias e bacon) e os “navettes” (bolo de esponja com sabor a laranja) foram cozidos. Imperdível.

FESTURIS PRESENCIAL

Os organizadores do Festuris Gramado voltaram a informar que estão trabalhando intensamente para garantir a realização do evento no formato presencial. “Durante o período de pandemia, não paramos em nenhum momento. Muito pelo contrário, nos esforçamos em dobro para contribuir na retomada do nosso turismo. Serão muitas as novidades neste ano. Afinal, sabemos que nada será como antes. Mas nós estaremos aqui, preparados para ser o palco de uma sinfonia imensa de gestos solidários, de palavras de afeto”, diz Marta Rossi, organizadora do Festuris.

NATAL LUZ

O Presidente da Gramadotur, Rafael Carniel de Almeida, recebeu a imprensa de Gramado e Canela para conhecer a montagem e preparação da decoração do Natal Luz, que chega a sua 35ª edição e acontece de 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021. Esteve acompanhando a visita ao Pavilhão a diretora de decoração, Cláudia Casagrande, e Alessandra e Maicon Gasperin da empresa vencedora da licitação para a montagem. Segundo o Presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, “o projeto cenográfico do 35º Natal Luz, divulgado meses atrás, é aconchegante, lúdico, alegre”.

CODESHARE GOL

A Gol Linhas Aéreas e a Ethiopian Ailrines Group anunciaram um novo acordo de codeshare, que permite que os clientes se conectem diretamente em voos das duas empresas. A parceria prevê, inicialmente, que a Ethiopian venda trechos a partir do hub Addis Abeba, na Etiópia, para São Paulo, em conexão para todos os destinos da malha em vigor. Os clientes terão a facilidade de despachar a bagagem diretamente para o destino final, em voos de conexão, e manter a mesma franquia para ambos os trechos. A comercialização dos bilhetes já está disponível nos canais da empresa africana.

CULTURA CARIOCA

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se reuniu com Adriana Homem de Carvalho e Danielle Barros, secretárias de Turismo e de Cultura e Economia Criativa, respectivamente, para tratar do plano de reabertura dos espaços culturais e da retomada do turismo no estado. Teatros, cinemas, museus, galerias de arte, entres outros equipamentos, públicos ou privados, poderão ser incluídos no site Turismo Consciente, criado pela secretaria de Turismo, que permite ao público verificar quais serviços turísticos estão cumprindo com os protocolos que minimizam o contágio pela covid-19.

SEPARAÇÃO

A Localiza Rent a Car anunciou que a rescisão dos contratos de cooperação de marcas assinado com a The Hertz Corporation e Hertz System foi aprovado pela corte norte-americana responsável pelo processo de recuperação judicial da Hertz. Conforme anunciado pela empresa em meados de agosto, o instrumento de rescisão prevê plano de transição de pelo menos seis meses. Todas as reservas serão preservadas, assim como o atendimento aos clientes. Enquanto estiveram unidas, Localiza e Hertz responderam por boa parte do mercado de locação de automóveis no Brasil e no Mundo.

RENOVAÇÃO

A Atlantica Hotels International assinou novo acordo com a Radisson Hotel Group no Brasil. Ambas mantêm relação há cerca de 20 anos por meio da licença exclusiva que a Atlantica Hotels International possui para administrar marcas do Radisson Hotel Group. O acordo prevê cobertura de todas as sete marcas do Radisson e estende a relação entre ambas as empresas por mais 20 anos, focando-se no crescimento da presença das bandeiras no País. “Estou muito feliz em ter a oportunidade de estender a relação com este fantástico time da Atlantica”, diz Jim Alderman, CEO do Radisson Hotel Group.

CRUZEIROS MACEIÓ

A temporada de cruzeiros está confirmada em Maceió (AL), conforme informou a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). A partir de novembro, 18 navios estão previstos para aportar na capital até abril do próximo ano, representando um crescimento de 157% em relação à temporada anterior, quando foram contabilizados sete navios. A maioria dos cruzeiros chegará da Europa e América Central e deve levar viajantes de várias partes do mundo. Em dezembro, a capital recebe o maior cruzeiro que á aportou no País, o MSC Seaview, que foi cancelado na temporada anterior em razão da pandemia.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email