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Marketing caminhos e percursos

Quais as tendências de evolução do marketing?
Assim como os experimentos com ervilhas marcaram os estudos genéticos pontuando a tecnologia da informação, a sociedade de consumo recebe uma inovação partindo da teoria da cultura e da comunicação.

O marketing com suas teorias e metodologias sinaliza para um campo que reflete a generalização de uma estetização da sociedade. Tanto o neuromarketing quanto o marketing digital corroboram a experimentação e a sua aplicabilidade. Para se aproximar das ciências naturais utiliza intensivamente a tecnologia em conjunto com bases teóricas interdisciplinares da neurociência e da psicologia experimental. O marketing busca incorporar os conhecimentos do neuromarketing para expandir e validar os resultados empíricos obtidos com intuito de ampliar as deduções e revisar as teorias econômicas atuais.

O marketing digital possibilita aferir de maneira mais efetiva e precisa as ações e programas executados. Alguns fatores interferem na potencialização e na extensão dos resultados das estratégias de marketing a exemplo da igualdade do grau de importância atribuído aos produtores e os consumidores, a dimensão de convergência das mídias, dos sistemas e dos produtos, e o aumento cada vez maior da portabilidade e da conectividade.

Um novo paradigma surge na teoria do marketing que é a lógica dominada pelo serviço (LDS) fruto das profundas mudanças tecnológicas, econômicas e culturais na sociedade da informação e do espetáculo. Originado pela valorização acentuada da dimensão estética e pela intersecção da realidade física e virtual.
O LDS cria uma oferta de mercado de proposta de valor em contrapartida ao valor intrínseco criado pelo marketing tradicional. A proposta de valor se torna um conceito complexo e polissêmico, o que necessita abandonar o conceito simplista da economia tradicional e exige a adoção dicotômica valor de uso e de troca. É uma cocriação de valor que sugere novas formulações e amplia as extensões das premissas. Sua base é a primazia da criação recíproca de valor para os negócios, no qual o serviço age como mediador. Dois são os tipos de valores, um o valor simbólico corresponde ao valor atribuído a um objeto em função de seu significado subjetivo ou representação social. Como presente recebido, um produto pode tornar-se insubstituível; uma aliança de casamento simboliza fidelidade. O outro o valor sígnico é o valor de um objeto em relação a outros, que compõem um sistema ou constelação, tal como a referência de maior prestígio conferido à posse do mais novo iPhone.

Exames mais críticos para os fenômenos de troca e consumo são importantes recursos que permitem uma maior utilização de métodos qualitativos bem como aprofundamentos das teorias de marketing. Sob a perspectiva de pensar o valor também em termos simbólicos e de signos, bem como de considerar os fundamentos míticos da sociedade de consumo, é adequada ao marketing no contexto da sociedade de consumo estetizada e hiper-real.

A estetização geral da sociedade manifesta-se tanto nos métodos quanto na teoria de marketing. Consequentemente, é essencial reforçar sua interdisciplinaridade e vínculos com a filosofia e ciências da cultura, como a sociologia e a antropologia, para que as trocas sejam entendidas especialmente como fenômeno estético e cultural, cujas referências de valor mudam continuamente.

Irineu Vitorino

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