Mariene de Castro e Renata Jambeiro nas Caravanas em Lábrea

Cultura também é um dos sinônimos da Caravana do Esporte e Caravana das Artes, que chegam no próximo dia 24 a Lábrea, no sul do estado do Amazonas. E dois nomes em evidência na música popular brasileira vão se apresentar em homenagem à cidade que recebe os projetos.
Renata Jambeiro é uma cantora de Brasília que vive no Rio de Janeiro. Com dois álbuns gravados, ela prepara um novo CD. É considerada a representante do samba e da africanidade da capital federal e participa como artista voluntária da Caravana das Artes. Já realizou shows em vários países africanos e também já cantou no Brasil ao lado de grandes nomes da MPB, como Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Ney Lopes, Nicolas Krassik, Dona Ivone Lara, Monarco, Noca da Portela, Fabiana Cozza, Nilze Carvalho. O show de Renata será no dia 26, a partir das 20 horas.
Para fortalecer o retrato da cultura brasileira e o reconhecimento das danças indígenas, as Caravanas receberão também o cantor e levantador de toadas David Assayag, puxador de um dos maiores símbolos do folclore amazonense: o Boi-Bumbá Caprichoso. Pela 21ª vez, o Boi Caprichoso foi campeão do Festival Folclórico de Parintins, em 2015. “O Boi será visto por muitas crianças e professores do interior do Amazonas, que precisam ter orgulho de sua cultura”, disse Assayag, que também se apresenta no dia 26.
A cantora baiana Mariene de Castro visita pela segunda vez as Caravanas. Ela já ganhou vários prêmios de música e tem uma atuação também no cinema: interpreta “Elas Contam” na trilha sonora do longa Mujeres Del Mundo, e defende Ilha da Maré na trilha de “Ó Paí, Ó”. Como atriz, participou de “Jardim das Folhas Sagradas”, de Póla Ribeiro, e protagonizou “Quase Samba”, de Ricardo Targino. Foi também uma das entrevistadas do documentário “Damas do Samba”, de Suzanna Lira, que trata da importância da presença feminina no samba.
Em Lábrea, Mariene de Castro mostrará músicas de seu mais recente CD “Colheita”, como “Aquarela da Amazônia”, de Toninho Geraes e Toninho Nascimento, e fará uma homenagem à região que recebe as Caravanas. Mariene se apresenta no dia 28, às 20 horas.
“As Caravanas são um movimento de mobilização pelo esporte e pela arte educacionais, e a “Arena Caravana” é um modelo de como é possível oferecer esporte e arte para todas as crianças e jovens, garantindo o direito deles a uma educação completa”, explica Adriana Saldanha, diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes. “Tendas, estações com modalidades esportivas e o nosso cinema dos sonhos, com filmes e participação dos personagens da Disney, oferecem uma vivência para crianças, professores, gestores públicos e comunidade”, completa.

Medalhistas olímpicos
Quem também estará em Lábrea são os medalhistas olímpicos Ana Moser, bronze com a seleção de vôlei em Atlanta/ 96, Érika Coimbra, também bronze nas quadras em Sydney/2000, e René Simões, técnico de futebol medalha de prata com o time feminino em Atenas/2004. Com eles, mais de três mil alunos da rede pública de ensino fundamental da área urbana e de alunos de escolas rurais de várias aldeias indígenas da região do Médio Rio Purus terão a oportunidade de participar de uma semana de atividades esportivas e artísticas dirigidas a crianças e jovens, além de oficinas de formação de educadores em Arte e em Esporte Educacionais.
Os projetos levam a metodologia do esporte educacional e da arte-educação para comunidades do interior do Brasil e, nesta etapa de Lábrea, promoverão um intercâmbio entre professores indígenas e não indígenas. O objetivo principal das Caravanas é qualificar os educadores e gestores para que ofereçam mais horas de educação física no currículo escolar, de forma inclusiva, e para que incluam o fazer artístico com música, dança, teatro e artes plásticas no cotidiano das escolas, respeitando o patrimônio cultural local e a cultura dos povos da floresta.
Em 2015, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes já passaram por Nazaré da Mata (PE), Porto da Folha (SE), União dos Palmares (AL), Pedra Azul (MG) e Rio das Flores (RJ). A etapa de Lábrea será exibida em 20 de setembro, às 20 horas, na ESPN+, e às 2h30 do dia 21 na ESPN Brasil. O programa Disney Planet, do canal Disney Channel, também fará cobertura completa.

Sobre a Caravana do Esporte
Com dez anos de atuação em municípios do interior do Brasil com baixo ou médio Índice de Desenvolvimento Humano, escolhido em conjunto com o UNICEF, a Caravana do Esporte tem números impressionantes. São 2,5 milhões de crianças e adolescentes atendidos direta e indiretamente, em 23 estados e 104 municípios, com mais de 30 mil professores capacitados e participação de 120 atletas e artistas voluntários. As atividades desenvolvidas em cada etapa seguem os princípios da participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade e valorização da cultura local. Nesses dez anos do projeto, os principais resultados obtidos foram queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email