Pesquisar
Close this search box.

Marcopolo expõe modelo produzido em Portugal

A Marcopolo apresenta na Busworld 2007, feira realizada na cidade de Kortrijk, na Bélgica, o novo microônibus Senior. Fabricado na unidade de Coimbra, em Portugal, o modelo foi reestilizado com o objetivo de ampliar os padrões de conforto e a segurança, tanto para os passageiros quanto para o motorista.

Produzido nas versões turismo e urbano, o novo Senior é até 380 kg mais leve que o modelo anterior (dependendo da configuração), graças à aplicação de um novo conceito de construção de sua estrutura. Anéis estruturais passantes em aço inoxidável no lugar do aço convencional envolvem toda a carroceria e proporcionam maior rigidez e aumento da resistência de acordo com a norma européia ECR66.
Essa redução no peso e maiores resistência e robustez permitem a ampliação da capacidade de transporte de passageiros e a economia de combustível e no custo operacional. Mais leve, o veículo tem melhor consumo médio e também menor desgaste de componentes como pneus, pastilhas e lonas de freio, entre outros.

O Senior destaca-se pelo visual harmonioso e moderno. O veículo ganhou novo pára-choque dianteiro móvel, que facilita a manutenção. Na traseira, a tampa do porta-malas maior e com novo desenho proporciona melhor acesso ao compartimento de bagagens.

De perfil liso, as laterais foram redesenhadas e, na parte inferior, os bagageiros ganharam nova tampa, com 1.800 mm de largura (contra 1.000 mm da versão anterior), o que possibilita acesso mais rápido e fácil para a colocação e a retirada das bagagens. As mudanças introduzidas pelos engenheiros da Marcopolo no Senior tiveram como foco a ergonomia.

Para facilitar as operações de entrada e saída, o modelo ganhou nova escada, em peça única de fibra de vidro e revestida com material de alta resistência, e corredor com maior espaço para a circulação dos passageiros. No interior, o veículo recebeu novas poltronas, revestimentos laterais e do teto, com visual mais limpo.

Os novos bagageiros têm maior capacidade para malas e objetos e receberam luzes com lâmpadas fluorescentes ou LEDs. O sistema de climatização (calefação e ar-condicionado) tem saídas nas partes laterais inferiores e superiores, o que proporciona melhor eficiência e rapidez para elevar ou reduzir a temperatura. O veículo ganhou ainda novo sistema Multiplex, que facilita o processo de montagem de todos os sistemas e equipamentos, com grande simplificação na instalação da parte do ônibus. O Multiplex facilita o acesso do motorista aos comandos, aumentando a segurança e o conforto. O novo Senior tem até 7.690 mm de comprimento e largura máxima de 2.330 mm.

Essa versatilidade permite diferentes configurações internas, com capacidade para transportar até 29 passageiros sentados. Além do lançamento do novo Senior, a Marcopolo também expõe na Busworld 2007 dois ônibus Viaggio 3 350, um dos modelos de maior sucesso da empresa no mercado europeu. Com design marcante, o Viaggio 3 tem visual arrojado e limpo, com a grade dianteira.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar