Pesquisar
Close this search box.

Mapa reúne evento para estímulo agroempresarial

A intercooperação entre elos da cadeia do agronegócio é a proposta do evento que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, no dia 24 de junho, em Belém/PA.
O Encontro Brasileiro para Interagro (Integração Agroempresarial) vai reunir produtores, representantes da indústria e distribuidores paraenses com o propósito de estimular a constituição de consórcios empresariais para iniciar ou ampliar o acesso aos mercados interno e externo. As palestras são gratuitas e acontecem no Hangar, a partir das 9 horas.
O evento é dividido em dois paineis: Políticas Públicas para a Cooperação Empresarial, que tratará de internacionalização do agronegócio brasileiro e a intercooperação para acesso a mercado, e Apoio ao Financiamento e à Comercialização, com apresentação de programas de apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e atração de investimentos.
O público conhecerá a história da cooperativa agrícola de Tomé-Açu (a 113 quilômetros de Belém), que exporta polpas de frutas, inclusive, para o exigente mercado japonês.

União de cooperativas

Os consórcios podem ser entendidos como a união de cooperativas para atuação conjunta no mercado, aproximando produção, indústria e distribuição, sem perder a identidade. O assessor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do (Denacoop) do Mapa, Flávio Costa, explica que a segurança jurídica do consórcio proporciona situação propícia para novos investimentos. “Quem opta por essa ferramenta tem um ambiente mais empresarial, com possibilidade de ganho de escala e maior inserção no mercado externo”, destaca.
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (61) 3218-3272.(Eline Santos)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar