Pesquisar
Close this search box.

Mapa das desigualdades digitais diz que 31% dos internautas está no DF

É nas residências de moradores do Distrito Federal que está a maioria (31,1%) dos computadores conectados à internet no país. O Distrito Federal também é a unidade da federação onde a população mais utiliza a rede mundial: 41,1%. Já no Estado do Maranhão cerca de 2% dos lares estão conectados e é de 7,7% a parcela de moradores que usam a rede, seja dentro de casa, em centros públicos ou escolas.
Os dados são do Mapa das Desigualdades Digitais do Brasil, divulgado ontem pela Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana).
O trabalho, com apoio do Ministério da Educação, relacionou as desigualdades a fatores socioeconômicos como renda, raça e oferta de postos de acesso público.
Com base nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), de 2005, o estudo apontou que no grupo de menor renda da população uma parcela de 0,8% possui internet em casa. Já entre a população mais rica sobe para 56,3% o percentual de casas com acesso rede uma diferença de 7.600%, segundo a pesquisa.

Brancos usam mais

Ainda de acordo com o estudo, cerca de 28% da população brasileira autodeclarada branca na Pnad utilizam a internet, de maneira geral mais que o dobro dos 13,3% da população negra.
Em relação população branca (27,8%), na região Sul a população negra tem menos acesso internet (15,3%). Nos Estados, praticamente não há diferenças nesse item.
Tais brechas nada mais são que uma nova forma de manifestação das tradicionais diferenças e divisões existentes em nossas sociedades e no mundo, novas formas de exclusão, que reproduzem e reforçam diferenças pré-existentes, afirmou a pesquisa, ao reiterar que o acesso s tecnologias da informação estimula o enriquecimento cultural e a melhoria da educação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar