Pesquisar
Close this search box.

Mapa capacita fiscais para combater pirataria no país

O combate à pirataria de sementes é um dos grandes desafios da agricultura no Brasil e uma das principais preocupações das entidades que regulam o setor. Para combater o mal que atinge produtores, agricultores e consumidores, a constante fiscalização por parte do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) parece ser a única solução.
Para fortalecer o atual quadro de 130 fiscais atuantes em todo o Brasil, o Ministério da Agricultura está treinando em Londrina (PR) mais 25 concursados.
Segundo José Neumar Francelino, coordenador de Sementes e Mudas da Diretoria de Fiscalização de Insumos, os Estados com o maior número de autuações nos últimos meses são Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.
“As sementes de soja e de algodão transgênicos estão entre as sementes irregulares ou pirateadas mais apreendidas em todo o país”, disse.
De acordo com o Ywao Miyamoto, presidente da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), o setor necessita de uma constante fiscalização para que um grande volume de novidades tecnológicas chegue cada vez mais rápido e com sanidade e pureza genética às mãos dos agricultores.
“Esse tipo de ação não tem o intuito de proteger os produtores de sementes, mas principalmente o de prevenir os agricultores contra doenças derivadas de sementes contaminadas e proteger o incentivo à pesquisa de novas tecnologias”, acrescentou.
Em alguns Estados do Brasil, como o Rio Grande do Sul, por exemplo, a fiscalização do Mapa já existe, mas ainda não atingiu as dimensões que o setor necessita.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar