O combate à pirataria de sementes é um dos grandes desafios da agricultura no Brasil e uma das principais preocupações das entidades que regulam o setor. Para combater o mal que atinge produtores, agricultores e consumidores, a constante fiscalização por parte do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) parece ser a única solução.
Para fortalecer o atual quadro de 130 fiscais atuantes em todo o Brasil, o Ministério da Agricultura está treinando em Londrina (PR) mais 25 concursados.
Segundo José Neumar Francelino, coordenador de Sementes e Mudas da Diretoria de Fiscalização de Insumos, os Estados com o maior número de autuações nos últimos meses são Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.
“As sementes de soja e de algodão transgênicos estão entre as sementes irregulares ou pirateadas mais apreendidas em todo o país”, disse.
De acordo com o Ywao Miyamoto, presidente da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), o setor necessita de uma constante fiscalização para que um grande volume de novidades tecnológicas chegue cada vez mais rápido e com sanidade e pureza genética às mãos dos agricultores.
“Esse tipo de ação não tem o intuito de proteger os produtores de sementes, mas principalmente o de prevenir os agricultores contra doenças derivadas de sementes contaminadas e proteger o incentivo à pesquisa de novas tecnologias”, acrescentou.
Em alguns Estados do Brasil, como o Rio Grande do Sul, por exemplo, a fiscalização do Mapa já existe, mas ainda não atingiu as dimensões que o setor necessita.
Mapa capacita fiscais para combater pirataria no país
Para fortalecer o atual quadro de 130 fiscais atuantes em todo o Brasil, o Ministério da Agricultura está treinando em Londrina (PR) mais 25 concursados
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024
10 de dezembro de 2024
Codam aprova R$ 6,9 bilhões em investimentos para o Polo Industrial em 2024
10 de dezembro de 2024
Faturamento da indústria de transformação acumula alta de quase 18%, indicam dados da CNI
10 de dezembro de 2024
Google anuncia doação de R$ 20 milhões para o desenvolvimento sustentável da Amazônia
10 de dezembro de 2024
Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país
10 de dezembro de 2024
Amazonas é premiado com Selo Diamante de Transparência Pública pelo segundo ano consecutivo
10 de dezembro de 2024
Inflação oficial perde força e fecha novembro em 0,39%
10 de dezembro de 2024
Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão
10 de dezembro de 2024