Pesquisar
Close this search box.

Manaus vai contar com linha direta a Fort Lauderdale, na Flórida

Andréia Leite

@andreiasleite_  @jcommercio

Pensando em fomentar o turismo no Estado, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), informou na manhã de ontem (8), que Manaus vai expandir as rotas de voos com saída da capital e contará com linha direta  Manaus/Fort Lauderdale, na Flórida. A informação foi divulgada durante evento organizado pela PanAmazônia onde reuniu representantes de vários segmentos.

Na semana passada, em Brasília, o governador negociou a ampliação das rotas que chegam e saem do Estado com a diretoria da companhia Azul Linhas Aéreas e propôs a redução sobre o ICMS do querosene e gasolina de aviação.

Conforme apurado pelo Jornal do Commercio, a ideia é que a partir de dezembro os viajantes já poderão sair do Amazonas com destino aos Estados Unidos, rota que atualmente é realizada apenas por Belém ou pelo Panamá pela empresa Copa Airlines. 

Belisário Arce, fundador e diretor-executivo da PanAmazônia, que conduziu o evento destacou que a  Associação PanAmazônia, por meio do  associado David Israel, solicitou ao governador Wilson Lima que tente convencer a companhia a adiantar o lançamento do voo para o mês de outubro, pois ajudaria muito o turismo de pesca esportiva do Amazonas. “O governador disse-nos que tentará convencer a adiantar o lançamento do voo”. 

Conforme Arce, serão três voos por semana. “Será de grande relevância para fomentar o turismo para o Amazonas, visto que uma das principais barreiras é, justamente, a falta de conectividade aérea. Fort Lauderdale é um importante hub, e turistas de todo o mundo poderão chegar a Manaus por essa conexão”, reiterou.

“O governador também informou que irá reduzir o ICMS sobre o combustível para a aviação. Em contrapartida, está pedindo às empresas aéreas que estabeleçam novas rotas internas entre Manaus e os municípios do interior”, complementou. 

No início de agosto, o governador Wilson Lima enviou à Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) em regime de urgência, projeto de lei que reduz a carga tributária para empresas que atenderem a um número maior de municípios do interior. O projeto altera a base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV).

“Estamos criando as condições necessárias para manutenção das rotas da capital para o interior que já existem e também incentivando que as companhias possam ampliar suas operações, atendendo um maior número de municípios”, explicou o governador Wilson Lima.

Ainda segundo o governador, com a medida, o Amazonas incentiva a economia, especialmente o turismo, que é uma vocação do Estado. “A gente garante, ainda, o direito de ir e vir dos amazonenses”, ressalta.

O projeto de lei enviado à Aleam também prevê que a redução da carga tributária para 7% poderá ser concedida a prestador de serviço regular, que opera exclusivamente na região amazônica, desde que atendam no mínimo dois municípios do Estado. Empresas de táxi aéreo com base operacional no Amazonas também podem ser beneficiadas.

Voos regionais

A companhia também pretende  colocar em prática, ainda em 2022, um plano de expansão regional, passando a atender 16 municípios no Estado.

Wilson Lima ressaltou que a ampliação no número de municípios atendidos pela companhia aérea é fundamental para o turismo e economia da região e, por isso, o esforço em manter o diálogo e negociações para o aprimoramento desses serviços.

“Para um Estado com dimensões continentais como é o Amazonas, manter as operações atuais é muito importante e, por isso, nós estamos trabalhando para ampliar as rotas para os municípios do interior. É algo importante para a economia, sobretudo para o turismo, mas também para garantir o direito de ir e vir das pessoas e interligar o Amazonas por uma malha área”, destacou.

Saiba mais

Atualmente a Azul  faz rotas para Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Tefé, Tabatinga, Coari, Maués e, mais recentemente, Barcelos. Os municípios de Eirunepé, Apuí, Borba e Humaitá estão entre os que seriam contemplados com voos regulares por meio da expansão regional.

 

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar