Pesquisar
Close this search box.

Manaus registra melhor desempenho na Atenção Básica em 10 anos

Manaus registra melhor desempenho na Atenção Básica em 10 anos

A cobertura de Atenção Básica em Saúde, oferecida pela Prefeitura de Manaus, alcançou, no mês de abril, a marca de 56,6%, o melhor desempenho registrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desde o mês de dezembro de 2010. Com esse percentual, a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto assegura acesso a serviços básicos de saúde para mais de 1,2 milhão de manauaras. As informações estão na plataforma e-Gestor AB, do Ministério da Saúde.

“Esse número só comprova aquilo que nossa gestão tem feito, ampliar ainda o acesso à saúde aos cidadãos, sobretudo diante desse delicado momento de pandemia. Ampliamos nossas unidades básicas já existentes, colocamos em funcionamento unidades móveis de saúde e contratamos mais profissionais, sem contar o hospital de campanha municipal, onde próximo inauguramos uma clínica também, que já envolve a esfera de média complexidade. Há mais a se fazer, claro, mas demos importantes passos”, destacou o prefeito.

Em janeiro deste ano, o índice de cobertura básica era de 51,47%, com seguidos aumentos nos meses seguintes, chegando a 56,6% em abril. Assim, Manaus supera capitais como Rio de Janeiro (47,89%), Maceió (46,06%), São Luís (45, 48%), Belém (40,79%) e Curitiba (54,26%). Além desse avanço, a plataforma registra ainda a expansão do número de equipes de Saúde da Família, que chegou a 40,78%, passando de 157 para 258 equipes.

“Esse percentual confirma a estimativa que fizemos ainda no final do ano passado, a partir de ações e investimentos na rede municipal de saúde, física e de recursos humanos, conforme as diretrizes do prefeito Arthur. Vale ressaltar que esse crescimento ocorre em meio a uma pandemia que nos forçou, inclusive, a limitar os atendimentos na rede básica para assegurar o distanciamento social e tentar conter o avanço do novo coronavírus em nossa cidade, conforme orienta o Ministério da Saúde”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é a responsável por regular os planos de saúde no Brasil, indicam que em dezembro de 2019, a cobertura de saúde na rede privada era de 24% da população de Manaus, o equivalente a aproximadamente 517 mil pessoas atendidas por planos privados. Somando a pública com a privada, são mais de 80% da população assistida, ou seja, mais de 1,7 milhão de pessoas, dos 2,1 milhões de habitantes estimados na cidade.

O secretário Marcelo Magaldi lembra que outros avanços permitiram o aumento da cobertura básica de saúde, como a criação da Escola de Saúde Pública (Esap), que atua no âmbito da especialização em Saúde Pública e Programa de Residência Médica de Família e Comunidade. “A Esap contribui tanto para o incremento da cobertura da Atenção Primária à Saúde, quanto para a qualificação dos profissionais para atuação nesses serviços”, explicou.

Nos últimos meses, a Prefeitura de Manaus inaugurou ainda quatro Unidades Básicas de Saúde Móveis (UBSs Móveis), que passaram a atender as necessidades e prioridades em saúde dos cidadãos que residem em áreas de expansão da cidade e/ou de vulnerabilidade. Além disso, novas unidades de saúde, inclusive a Clínica da Família Carmen Nicolau, que dá suporte ao hospital de campanha municipal Gilberto Novaes em atendimentos a casos de Covid-19.

Ainda segundo o secretário municipal de Saúde, entre os anos de 2013 e 2019, a Semsa registrou oscilações na cobertura da Atenção Primária, em decorrência de fatores que independeram da gestão, como a demissão, sem aviso prévio, de 232 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que atuavam em 21 UBSs, no final do mês de maio de 2019, e a cessão de 40 médicos do município para instituições de saúde do estado, além do fim do programa “Mais Médicos”, do governo federal.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar