Manaus recebe evento sobre ­sustentabilidade em setembro

A cidade de Manaus vai sediar, em setembro deste ano, um encontro internacional para discutir as formas de uso sustentável da floresta

A cidade de Manaus vai sediar, em setembro deste ano, um encontro internacional para discutir as formas de uso sustentável da floresta.
O evento é patrocinado pelo Governo da Alemanha e re­­­u­ni­rá a delegação de países que integraram o 1º Fórum sobre Economia com Baixa Emissão de Carbono realizado entre os dias 26 e 29 do mês passado em Berlim, na Alemanha.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, que participou do fórum a convite do governo alemão, explicou que com a vinda do evento, Manaus passará a integrar o circuito de discussões sobre políticas públicas internacionais com vistas a implementação de economia de baixo carbono.
A Prefeitura de Manaus, que apoia a realização do evento, espera contribuir com a redução das emissões de carbono.
Dutra foi um dos oito integrantes da delegação brasileira que participou do fórum em Berlim, que contou com re­presentações de oito países –Alemanha, China, Brasil, México, África do Sul, Indonésia, Índia e Egito.
“O governo alemão tem investido muito em pesquisas na Região Amazônica por meio de programas financiados pela GTZ alemã e agora está se voltando para a capacitação por meio da agência de cooperação InWent, cujo foco será a redução da emissão de Carbono”, explicou Marcelo Dutra.
Para o secretário, o desmatamento é hoje o principal responsável pela emissão de gás carbônico na atmosfera, daí a importância da inclusão de Manaus no contexto das discussões internacionais.
Para a capital amazonense virão representantes da China, México, África do Sul, Indonésia, Índia e Alemanha – grupo temático res­ponsável pela discussão do uso sustentável das florestas.
Outros dois grupos temáticos definidos pelo fórum foram os de Cidades Sustentáveis –que se reúne em Cidade do Cabo, na África do Sul, e do qual participa Marcelo Dutra- e o de Energias Alternativas, que se reunirá em Xangai.
Marcelo Dutra lembra que a redução das emissões de carbono é o principal segmento do Protocolo de Kyoto e foco prio­ritário das discussões em torno da revisão do documento.
O secretário adiantou que a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realiza em outubro deste ano um seminário sobre mudanças climáticas.
O objetivo é subsidiar o documento com as propostas dos prefeitos da Amazônia, que serão levadas para a reunião que revisará o protocolo, em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email