Manaus recebe evento de degustação de mais de 40 tipos de vinhos brasileiros

O maior evento de degustação de vinhos do Brasil está chegando a Manaus. O “Tasting Miolo Terroir” vai apresentar, pela primeira vez na região Norte, mais de 40 vinhos produzidos pela vinícola brasileira Miolo. O evento ocorre no dia 12, a partir das 17h, no salão Tarumã do Tropical Hotel Manaus, zona Oeste. Mais de 500 pessoas estão convidadas para a degustação.
O Tasting Miolo Terroir é um projeto da Miolo que divulga os produtos desta vinícola –de padrão internacional– pelas cidades brasileiras. Em Manaus, ele faz parte das comemorações de três anos da casa de vinhos Vino y Vida, no bairro Japiim, zona Sul, representante dos vinhos Miolo na capital.
Segundo a empresária Regina Araújo Souza, Manaus foi escolhida para sediar o ‘tasting’ por ser a cidade que tem o terceiro maior potencial de aumento de consumo de vinhos do Brasil, depois de Salvador (BA) e Recife (PE). “Embora tenha um clima quente, Manaus desponta com uma das cidades brasileiras que vêm aderindo à cultura do vinho”, afirmou.
Ela explicou que os amazonenses, a maioria de classe média, passaram a comprar seus vinhos em empresas locais, depois que elas se especializaram no setor. “Os vinhos eram pedidos de fora, em muitos casos. As casas de vinhos locais tiveram melhora na variedade e na qualidade. Com isso, os clientes, agora, preferem as casas de vinhos locais em vez de encomendas de outros estados”, acrescentou Regina.
O ‘tasting’ terá o formato de uma mini-exposição de vinhos. Cada região de plantio da Miolo, chamada tecnicamente de projeto, terá espaço para apresentação e degustação de produtos, com explicações técnicas das características de cada casta, do clima, do solo e da safra atual nas diferentes regiões. Tais informações, reunidas, são chamadas por especialista de ‘terroir’. O Tasting terá a participação de executivos da Miolo e de sommeliers da vinícola.
No dia seguinte, a Vino y Vida promove, também em parceria com a Miolo, um curso destinado a garçons e profissionais do ramo de alimentos. O treinamento será realizado na própria Vino y Vida, em dois horários, para turmas de 20 alunos.
A qualidade dos produtos da Miolo já é reconhecida em vários países. A variedade também é um dos indicativos que levaram a empresa a ser referência na produção de vinhos finos. Foram investidos nos últimos dez anos R$ 120 milhões na aquisição de novas áreas, na importação de mudas, em pesquisa de variedades e em equipamentos de alta tecnologia. O resultado foi a melhora em toda sua base de produção.
Os prêmios nacionais e internacionais já somam 190. No primeiro semestre de 2008, as exportações aumentaram 230% em relação ao ano passado, com a venda de 153,6 mil garrafas para o Brasil e o exterior.

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