Pesquisar
Close this search box.

Manaus recebe etapa do projeto #+Q1

https://www.jcam.com.br/2209_B2.png

Desenvolvido pelo professor e mestre em Administração Estratégica, Fabiano Caxito, o projeto de palestras #+Q1 traz a Manaus a discussão “O Futuro das Relações de Trabalho”. O tema será discutido em seis palestras de 20 minutos abordará como a influência da implementação de novas tecnologias, processos produtivos e de relacionamento com os clientes impactará nos empregos no país nos próximos anos e nas próximas décadas.

O projeto #+Q1 foi criado a partir da rede de contatos profissionais Linkedln e pretende apontar caminhos e possibilidades para todas as carreiras, profissões e empregos num futuro bem mais próximo do que imaginamos. A ideia é discutir questões que ajudem os mais de 14 milhões de desempregados no Brasil a retornar ao mercado de trabalho que muda a cada dia. A automação e robotização dos processos industriais, a mecanização da lavoura, a informatização de empresas e órgãos públicos, a introdução de novas tecnologias e inovações para melhorar os processos administrativos, tudo isso será discutido num formato diferente durante o #+Q1.

Em Manaus, o evento tem organização de Rossycleia Silva e equipe (Cláudio Jesse, Deivid Neves, Ailton A. Teixeira, Tatiana Silva e Karla Almeida). Tendo como cerimonialista Ives Montefusco e nas três horas de duração serão apresentadas 12 palestras: “O impacto da tecnologia nas empresas e o novo profissional” (Santhyago Gallão), “O Futuro do Trabalho: uma visão empresarial” (Jaime Benchimol),  “Inovação nas novas formas de aprender um novo idioma” (Dayana Karen Braga), “Empreendedorismo Social como alternativa de aprimoramento das relações de trabalho e geração de renda” (Agnaldo Oliveira Júnior), “Inovação” (Euler de Souza), “Execução” (Augusto Rocha), “Futurismo alinhado a Tecnologia” (Beto Campainha), “Relacionamento interpessoal: perspectivas e desafios” (Vitor Bahia), “Transição de Carreira: Como fazer uma transição de carreira segura?” (Deivid Neves), “Empreendedorismo” (Lio Ferreira), “O Futuro dos Serviços Jurídicos” (Carlos Augusto) e “Tendências de RH para o Futuro” (Vicente Esteves).

Esse compartilhamento de conhecimentos é um dos fatores que podem garantir aos interessados o ingresso ou uma recolocação no futuro mercado de trabalho, conta uma das voluntárias do #+Q1 em Manaus, Karla Almeida. “Nós que abraçamos a causa de forma voluntária aqui em Manaus, promovendo esse encontro, vemos o #+Q1 como a chance de dar as pessoas a oportunidade de ter mais conhecimento e networking necessários para o futuro mercado de trabalho”, disse Karla.

Para a organizadora, é necessário estar preparado para os novos tempos e novas relações de trabalho. “São 14 milhões de desempregados, e além do desemprego conjuntural, causado por fatores ligados a macroeconomia e crise política, existe o desemprego estrutural. Postos de trabalho que deixaram de exisitr e outros que serão extintos. Um exemplo é o que acontece com o sistema bancário que cada vez mais automatizado, irá demandar mais especialização da mão de obra”, conta Karla.

Qualificação é prioridade
Segundo os palestrantes, os empregos que sempre exigiram pouca ou nenhuma formação e conhecimento técnico estão deixando de existir, o que torna a qualificação técnica palavra de ordem. Daí vêm algumas questões a serem discutidas no evento: como resolver o problema do desemprego num país onde quase um terço da população com mais de 25 anos, não possui o ensino fundamental? Devido à evolução tecnológica do mercado de trabalho, muitas dessas pessoas jamais conseguirão voltar ao emprego, pelo simples motivo de que suas profissões ou empregos deixarão de existir. Como essas pessoas poderão se reinventar? Para os que continuam empregados, como saberão lidar com as inovações na legislação e nas relações trabalhistas? Ainda de acordo com a organização do #+Q1, é muito provável que o emprego, como nós conhecemos hoje, deixe de existir. E esta é uma realidade da qual não se pode fugir.

As palestras do #+Q1, antes de chegarem a Manaus já passaram por São Paulo e Suzano (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Belém (PA). As próximas paradas serão Grande Florianópolis (SC) no dia 26, Salvador (BA) e Americana (SP) no dia 27. Todas as palestras do #+Q1 estão disponíveis gratuitamente no site do evento (www.somosmaisque1.com) e serão postadas nas redes sociais. Com isto espera-se que profissionais experientes das mais diversas áreas comentem sobre o assunto de maneira clara e direta.

O QUE? Palestras #+Q1
QUANDO? Sexta-feira (22), à partir das 19h
ONDE? Faculdade Estácio (av. Djalma Batista, 122 – Chapada)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar