Pesquisar
Close this search box.

Manaus pelos olhos do celular

https://www.jcam.com.br/2410_B1.png

Os aplicativos são as vedetes do momento da era digital. Quem poderia imaginar, há poucos anos, que um toque num quadradinho na tela do celular poderia abrir um universo de possibilidades? Os aplicativos, ou apps, surgiram timidamente e, no começo, quase ninguém sabia usá-los ou sequer sabiam para que serviam. Hoje, pessoas de qualquer idade sabem ‘baixar’ um app no seu celular e usufruir do que eles se propõem.

Foi observando essas possibilidades que o publicitário Tranquilino Barros resolveu criar o app ‘De Olho Em Manaus’, um guia que está funcionando desde julho e, desde lá, sendo reajustado e ampliado. “O objetivo é mostrar tudo o que acontece em Manaus em termos de festas e eventos, mas também como está a gastronomia nos bares e restaurantes e uma série de outros serviços”, contou.

O interessante na história de Tranquilino é que, há 18 anos, muito antes de smartphones e aplicativos se tornarem populares, ele já queria divulgar as festas e os eventos que aconteciam na cidade. “Naquela época todo mundo lia jornal, então criei o guia ‘O Roteiro’, um tabloide que era distribuído semanalmente nas casas de shows. Eu mandava rodar 2.000 exemplares, atualizados com o que ia acontecer no final de semana, e faziam muito sucesso, mas problemas com as gráficas de Manaus acabaram fazendo com que ‘O Roteiro’ tivesse vida curta”, lamentou.

Mais interessante ainda é o próprio Tranquilino ter sido um guia de carne e osso. “Desde sempre eu gostei de ir às festas que aconteciam na cidade, então sabia de tudo o que ‘rolava’. Com isso passei a ser fonte de consultas para os meus amigos. Eles me ligavam para saber onde estava acontecendo algo de bom e eu sempre sabia”, riu.

Depois o ‘guia ambulante’ se tornou ainda mais próximo das informações ao começar a trabalhar com publicidade, especificamente com a produção de outdoors, o meio publicitário preferido das casas de shows para divulgar seus eventos. “Aí, passei a ter as informações do que ia acontecer nas casas de shows com bastante antecedência, o que me levou a ser bem mais procurado pelos meus amigos. Os promotores de eventos também se tornaram parceiros e amigos”, contou.

4 mil acessos diários
“Nesses anos todos me dediquei à produção de outdoors e cada vez mais fui passando a fazer parte desse mundo de festas e eventos até que, no ano passado um amigo me perguntou por que eu não voltava a editar ‘O Roteiro’ mas, ao mesmo tempo ele lembrou que cada vez menos as pessoas leem material impresso e que eu poderia fazer um aplicativo para celular. Eu nem sabia o que era um aplicativo e tive que aprender tudo do zero”, falou. “Durante alguns meses, eu e o web designer, trabalhamos na produção do aplicativo. Eu ia dizendo o que queria e ele ia acrescentando. Ao final o ‘De Olho Em Manaus’ ficou com uma lista bem ampla de bares, boates, botecos, restaurantes, casas de shows, eventos, karaokês, serviços 24 horas (guinchos, chaveiros), balneários, flutuantes e eventos desportivos que a pessoa possa participar”, acrescentou.

“Procuro publicar no aplicativo somente aqueles ambientes que já são bem frequentados e têm um reconhecimento por parte do público. Publico tanto o banner quanto os vídeos do local. Em apenas três meses online já temos 4 mil acessos diários, e praticamente não fizemos nenhuma divulgação, pois ainda estamos em fase de testes, somente divulgando para os amigos e pessoas que conhecem o nosso trabalho”, adiantou.

Por enquanto o ‘De Olho em Manaus’ só pode ser baixado pelo sistema Android. “Até o início do próximo ano também já poderá ser baixado pelo IOS”, garantiu. E pode ser acessado pelo Face, e em breve terá um canal no YouTube.

“O De Olho Em Manaus está fazendo um sucesso que, desde antes dele ficar pronto, eu sabia que faria, porque quem gosta de festas e eventos, quer estar informado em primeira mão onde elas estão acontecendo. Falo de festas e eventos porque esse foi o segmento inicial do guia, mas todos os outros itens também terão muitos seguidores, porque diariamente publico novidades na gastronomia e nos serviços. O ‘De Olho’ tem um dispositivo no qual você vai a um lugar e pode mostrar a todos os seus amigos para onde está indo e o que acontecerá lá, além de outros serviços que eu e o web designer estamos idealizando e pondo em prática e o objetivo continua o mesmo de 18 anos atrás: dar a melhor informação para quem quer ficar por dentro do que ‘rola’ na cidade, do bom e do melhor”, afirmou.

Quatro aplicativos mais baixados no planeta
O Facebook é a rede social mais popular do mundo e, só por isso já teria razões suficientes para ser um dos aplicativos mais baixados pelos usuários.

O WhatsApp é, sem dúvida, um dos aplicativos mais usados no mundo. O app permite o envio e recebimento de mensagens de texto, vídeos, fotos e até chamadas de voz de forma rápida e fácil. Ele se tornou tão popular que chamou a atenção do gigante Facebook, que acabou comprando-o por mais de US$ 20 bilhões.

Apesar de os smartphones mais modernos contarem com um GPS embutido, o Google Maps ainda é muito baixado pelos usuários, pois ele vai além de traçar rotas para o destino selecionado, mostrando detalhes sobre o trânsito da região e até mesmo o itinerário completo das opções de transporte público, como metrôs e ônibus.

O Instagram é um aplicativo que virou febre entre os usuários e inovou o conceito de Rede Social, por focar exclusivamente no compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários. O Instagram também inovou ao oferecer filtros capazes de produzir efeitos estéticos impressionantes através de um simples toque na tela, dando uma aparência mais profissional nas fotos tiradas pelos celulares.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar