Pesquisar
Close this search box.

Manaus Moderna tem novo espaço em feira flutuante

A partir de hoje, cerca de 221 permissionários da Manaus Moderna passam a cumprir as atividades pelos próximos três meses, num importante espaço entregue oficialmente nesta quarta-feira (19), pelo prefeito David Almeida (Avante). A feira flutuante foi construída para instalar os trabalhadores que atuam na área atingidos pelas cheia do rio Negro. 

O prefeito David Almeida destacou que a feira flutuante foi construída em sete dias para agilizar a condição aos permissionários e a comercialização dos produtos. Na inauguração da estrutura montada sob uma balsa, o prefeito disse ainda como foi pensado o projeto em relação ao calor e a higienização do local. “A condição em relação ao clima, nós fizemos uma cobertura. O local é bem ventilado, eu estive aqui todos os dias e pude constatar isso. É bem melhor que dentro da feira da Manaus Moderna. Sobre a higienização contamos com 20 agentes de limpeza direto no local, temos banheiros químicos, nós temos uma balsa auxiliar para recolher o lixo e toda canalização das águas que escoar das bancas. Vamos ter uma Estação de Tratamento para que nós possamos fazer o tratamento dessas águas e não poluir os nossos rios. Essa é uma preocupação do secretário Renato Júnior e toda a equipe da prefeitura de Manaus”. 

De acordo com o titular da Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal), Renato Junior, a estrutura  feira flutuante inédita no país servirá não somente para alocar permissionários do setor de peixes, carnes e frangos, mas também os trabalhadores que atuam no ramo de alimentação como lanche, do pavilhão A e B onde a água já atingiu a área. Ele destacou sobre a importância da entrega do novo espaço. “Nesse momento o que vale ressaltar é a atenção do prefeito David Almeida a esses permissionários que em outro momento ficavam em entrepostos nao limpos e não dignos e agora a prefeitura preocupada com isso construiu primeira feira flutuante do Brasil em sete dias que é um recorde porque nós tínhamos que ser mais rápidos do que o fenômeno das cheias”.  Ele disse ainda que a estrutura da feira  sob uma balsa ficará à disposição de outros pontos na cidade de Manaus “Nós vamos desmontá-la para reformar outras feiras na nossa cidade ou quando for necessária a transferência de feirantes”.    

O vice-prefeito, titular da secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e presidente do Comitê Gestor de Pronta-Resposta, responsável pela operação “Cheia 2021”, Marcos Rotta, também destacou a importância da estrutura. 

“É um marco histórico para a cidade de Manaus e para os feirantes. Isso foi uma visão do prefeito David e conseguimos, em parceria com a Semacc, Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana), Casa Militar e demais secretarias, entregar uma obra segura, bonita e confortável para a população. É um dia feliz para a nossa cidade, pois inauguramos a primeira feira flutuante do país”, disse Rotta.

O presidente da Comissão Gestora da Feira Manaus Moderna e do Sindicato dos Feirantes de Manaus, Davi Lima, considera que a nova estrutura será um sucesso. “Nesse momento que estamos passando com a feira quase toda submersa, essa iniciativa chega como um alívio para mais de 200 país de famílias, que hoje estão passando por dificuldades por causa dessa forte cheia do rio Negro eu acredito que as vendas na balsa aumentaram ao longo dos dias. Pois é um projeto muito bem planejado e executado”. 

Categoria comemora

Estimando boas vendas e comemorando a nova estrutura, os permissionários estão animados.  O feirante que atua na como peixeiro, Nonato Bezerra Silva, declara que a iniciativa veio no momento mais desafiador para a categoria. “A expectativa é muito grande inclusive porque a nossa situação era bastante  vulnerável. Foi uma surpresa para a gente e vai ser para os clientes que vão se deparar com a única feira com esse tipo de estrutura. Já estamos prevendo um fluxo bem maior de pessoas. Além dos clientes que já nos conhecem vamos conseguir contar com a presença de curiosos que devem vir até o local para conhecer”. 

Apesar do espaço no box ser um pouco menor em relação ao antigo, ele diz que dá para trabalhar  tranquilamente. “Vamos nos adaptar. Eu acho que tem que pensar no bem estar do cliente e da gente. Estamos num lugar seguro com estrutura completa.  Com certeza teremos um aumento na demanda e nas vendas. É uma novidade e está tudo bem organizado e isso deve se manter”, conta ele, anunciando, inclusive que no fim de semana pretende vender os produtos com preços mais baixos. “Valores de inauguração”, brinca.

A entrega do espaço chega no momento em que o nível das águas atingiram a marca de 29,77 metros, considerada a segunda maior cheia. A Feira da Manaus Moderna foi um dos primeiros pontos afetados com a subida do nivel do rio Negro. 

Estrutura

A nova feira contém 221 boxes destinados ao setor do peixe e da carne. Além disso, a prefeitura instalou banheiros químicos e uma rede de tratamento de água, para garantir que nenhum dejeto seja lançado no rio.

Ação integrada

A construção da feira flutuante da Manaus Moderna foi iniciada no último dia 11, a partir de uma ação integrada da Semacc com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp).

Os trabalhos também contaram com o acompanhamento constante e vistoria da obra pelos titulares da Casa Militar e do Fundo Manaus Solidária, que realizam ações de combate aos problemas causados pela cheia. Além do apoio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que fiscalizou os serviços realizados no local pelas concessionárias de água e de iluminação pública.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar