Pesquisar
Close this search box.

Manaus já conta com serviço de táxi especializado para usuários de cadeira de rodas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/janeiro%203/taxi%20adaptado.JPG

Em Manaus, o serviço de radiotáxi não é novidade e existe há anos. No entanto, nem toda a população consegue utilizá-lo por questões de limitações físicas, o que exige condições especiais para esses usuários que reclamam maior acessibilidade a transportes. É o caso das pessoas com deficiência motora que têm dificuldade em encontrar veículos adequados para atender as suas necessidades.                                                                  

Com isso, surge na cidade o serviço de táxi especializado para esses clientes. O negócio teve início em 23 de dezembro de 2018 e foi criado pelo motorista Francisco Clerton, 39 anos, com o objetivo de levar inclusão a esse público. “Trabalhei um bom tempo como motorista particular de uma senhora com essa deficiência, daí veio a ideia de implementar o serviço na empresa em que trabalho também, pois eu vi a dificuldade que ela tinha em conseguir um táxi que lhe trouxesse conforto e atendesse as suas necessidades como usuário de cadeira de rodas”, explica ele.                            

Segundo Clerton, por enquanto, apenas ele trabalha com o serviço em Manaus, por ainda estar em fase de crescimento e a demanda ainda é pouca. “É através das redes sociais que consigo divulgar mais o meu serviço, pois muitas pessoas não sabem que isso já existe aqui. Porém, a perspectiva é boa, a tendência é de o serviço crescer cada vez mais à medida em que a demanda aumenta”, explica ele.                                         

De acordo com Jéssica Kelly, 24 anos, a experiência de estar em um carro adaptado não tem comparação. “Me sinto muito mais confortável aqui. Além do conforto, há um cinto específico para mim e por causa da rampa, eu não preciso ser carregada para entrar. Ouvi falar do serviço através de uma colega e agora já sou cliente fiel. Espero que táxis assim sejam cada vez mais comuns em Manaus”, diz ela.      

Clerton conta que desde que iniciou o negócio já teve 30 clientes e geralmente recebe de três a cinco passageiros por dia e, por ser um serviço especializado, é preciso um diferencial para as necessidades específicas do cliente. “Diferente dos carros para passageiros comuns, este é todo equipado para o usuário de cadeira de rodas ter o melhor conforto possível. Por causa de uma rampa na parte traseira do carro, o passageiro não precisa ser carregado e nem sair da cadeira para entrar, além de ter um cinto de segurança específico para eles”, acrescenta.         

taxi adaptado em Manaus                                            

O maior público do serviço é de passageiros da terceira idade, apesar de Clerton já ter recebido pessoas de todas as idades. “Os idosos são os passageiros mais comuns, geralmente acompanhados por algum familiar”, diz. Na cidade, o número de pessoas com alguma deficiência física é grande e a falta de inclusão nos diversos serviços acaba afetando muito a independência delas. “Se mais motoristas começarem a trabalhar para esse público, cada vez mais essas pessoas poderão ir aos lugares sem depender de ninguém. É um negócio em que os dois ganham, o motorista e o passageiro, torço para que cresça muito”, acrescenta ele.                                 

O último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que existem 209.930 mil usuários de cadeira de rodas em Manaus, segundo Rosiane Couto, 34 anos, assessora de comunicação da Seped  (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência). Mas apenas 15 mil pessoas com deficiência estão cadastradas nesse orgão na capital. 

Em todo o Brasil, segundo o último censo demográfico do IBGE, 4,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência – seja auditiva, visual, motora ou mental /intelectual. Apesar de representarem 23,9% da população brasileira em 2010, essa população não vive em uma sociedade adaptada e enfrenta sérios problemas de acessibilidade.            

Clerton disponibiliza o serviço especializado para usuários de cadeira de rodas de domingo a domingo, das 7h até as 23h, através do número de chamada: 98409-9006.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar