Pesquisar
Close this search box.

Manaus ganha novo Shopping

Na contramão da crise brasileira, o Centro Histórico de Manaus acaba de ganhar um grande empreendimento comercial. Com investimentos de R$ 20 milhões e uma proposta diferente dos grandes shoppings centers da cidade, o Solimões Plaza Shopping, inaugurado nesta terça-feira (10), é voltado principalmente para o pequeno e médio empreendedor. O novo centro comercial conta um mix diversificado de serviços, além de funcionar em horário estendido. Uma das propostas do projeto considerado exclusivo é contribuir no processo de revitalização do centro histórico da capital amazonense.
O gerente regional, Claudomiro Araújo Neto, conta que um dos diferenciais do shopping é ser voltado ao micro e médio empreendedor. Ele explica que, a proposta do projeto é contribuir no processo de revitalização do centro histórico da capital amazonense e proporcionar aos comerciantes uma grande oportunidade de negócio. “Apostamos em pequenos e grandes empreendedores que possuirão sua primeira loja e naqueles que já tem algo informal e queiram se estabelecer em um espaço que oferece a segurança necessária, conforto, acessibilidade, um mix diversificado de serviços, marcas tradicionais e regionais, além do horário que vai até às 21h”, afirma. O investimento do projeto foi orçado em R$ 20 milhões.
De acordo com o presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ataliba David Antônio Filho, diante do atual cenário desafiador da economia brasileira, a abertura do empreendimento desse porte na cidade é vista com bons olhos pelo setor. Ele comenta que, o centro comercial de Manaus carece de novos investimentos que impulsione as vendas na região. “É um empreendimento ousado e corajoso para esse período difícil da economia do país e vejo de uma maneira otimista, porque vai gerar emprego e renda para a atividade comercial no centro da cidade”, disse. Na avalição de Ataliba, a abertura do empreendimento representa que a situação econômica do país está dando sinais de melhora.
Para o secretário municipal para requalificação do Centro (Semex), Rafael Assayag, esse investimento no centro de Manaus é a garantia de retorno para os empresários e segundo ele, já considera como final da crise. De acordo com o secretário, nos últimos meses muitas lojas foram fechadas e essas são as primeiras que estão sendo abertas. “O processo começou a três anos e enfrentamos nesse período uma das piores crises, mas que nesse momento dá vários sinais de mudança, seja com a avenida Eduardo Ribeiro revitalizada e os camelôs realocados. E agora esse brinde que é a inauguração desse espaço no centro da cidade, uma região cujo comércio precisava ter uma nova cara mais limpa, organizada e brilhante que o Solimões Plaza traz”, argumenta.
O Solimões Plaza Shopping conta com 250 espaços comerciais distribuídos em três pavimentos e dispõe ainda de praça de alimentação, estacionamento rotativo e ambiente climatizado.
As lojas abrangem desde franquias regionais até as internacionais. A administração do shopping destaca que 60% das lojas estão ocupadas, mas ainda há espaços disponíveis para empresários que queiram levar a sua marca para o complexo. O local tem dois acessos ao público. O principal é pela avenida Sete de Setembro, mas será possível também a entrada e saída pela rua Lauro Cavalcante.

Segundo semestre

Segundo Assayag, com a decisão política haverá crescimento dos investimentos e faturamento de receita no segundo semestre de 2016. Ele acredita que, a expectativa de que a crise seria vencida só em 2017 começa a se reverter. “Acreditamos que ainda no último trimestre do ano será muito vantajoso para o país, tanto que há investimentos em diversos setores e a arrecadação para de cair”, ressalta o secretário municipal. Segundo ele, o momento é de virada positiva para o cenário.
“A implantação desse espaço comercial demostra isso e outros empreendimentos do gênero também reforçam. Agora é apostar no futuro do país e no centro de Manaus com espaços similares”, conclui Assayag.
Já na avaliação de Ataliba, mesmo com as mudanças políticas é aguardado uma pequena melhora da economia local no segundo semestre. Segundo ele, a recuperação mais significativa deve acontecer apenas em 2017.
“Vejo uma tímida recuperação, mas creio que é uma questão de reconquistar a credibilidade do mercado que precisa retomar o cenário tranquilizador para o empreendedor voltar a investir”, finaliza o presidente da ACA.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar