16 de abril de 2021

Manaus é destaque entre as cidades da Copa

Manaus é a sede da Copa de 2014 com o maior potencial de geração de energia solar

Manaus é a sede da Copa de 2014 com o maior potencial de geração de energia solar. A constatação é de um estudo preliminar da KFW, banco alemão parceiro do Governo do Amazonas no desenvolvimento do projeto de captação de energia alternativa a partir de coletores solares na área da Arena da Amazônia.
O estudo apontou que a grande capacidade de geração de energia fotovoltaica está relacionada ao fato de o entorno da arena possuir uma grande área para a instalação de placas. Além disso, a cidade está localizada em latitude próxima à linha do Equador, o que descarta sombras nas edificações, uma vez que os raios incidem o ano todo perpendiculares às superfícies. “Mesmo tendo o céu encoberto por nuvens em boa parte do ano, a luminosidade (radiação difusa) é alta, o que contribui para a geração de energia”, explica a arquiteta e urbanista Taís Furtado, assessora da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa).  
O projeto da KFW é voltado para as estruturas do entorno da arena – Centro de Convenções, Sambódromo, Arena Amadeu Teixeira, Vila Olímpica e o próprio estacionamento do estádio.  A ideia é colocar as placas de captação de energia solar nos telhados desses espaços e não mais no novo estádio, para não comprometer o conjunto arquitetônico da Arena da Amazônia. “Se conseguirmos utilizar as áreas de estacionamentos, teremos a maior produção de energia solar para a Copa, se comparado às outras cidades sede”, completa Taís Furtado. 
De acordo com o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto, a questão ambiental norteará a maioria dos projetos do Mundial em Manaus, que vem sendo chamado de Copa Verde. “Manaus é tida como a capital sustentável da Copa, entre as 12 cidades-sedes e vamos corresponder com a expectativa”, disse o coordenador, ao ressaltar a pesquisa divulgada pela Fifa durante o Sorteio Preliminar, no último fim de semana, no Rio de Janeiro, apontando que, na visão do turista estrangeiro, a Amazônia é a grande marca da Copa no Brasil.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email