Pesquisar
Close this search box.

Manaus avança na preferência como destino nacional para o turismo

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/janeiro%203/Janeiro%204/Janeiro%205/Manaus%20turismo.jpeg

Manaus tem tudo para alavancar o turismo centrado na rica biodiversidade amazônica e numa culinária diversificada. Uma pesquisa aponta a capital do Amazonas como a líder do ranking entre os dez destinos mundiais na preferência de turistas brasileiros para 2019, superando inclusive as cidades de Foz do Iguaçu (RS) e Lima, no Peru. Os dados constam em publicação da revista Revista Glamour com base em indicações feitas por especialistas do segmento.     

Ainda segundo a publicação, o site de busca de viagens Kayak aponta que a demanda de turistas interessados em visitar a cidade aumentou 345% em comparação ao ano passado. Um indicação de que Manaus avança como opção de destino turístico – não só para brasileiros, mas também para estrangeiros, que aqui vêm ávidos para conhecer de perto as belezas da fauna e flora amazônicas.

A alta do dólar e o desejo de destinos alternativos no País e também na América do Sul são apontados como os principais motivos que levaram turistas a se interessarem por buscas de passagens para a capital amazonense. Nesse aspecto, Foz do Iguaçu (166%) e Lima (89%) figuram na lista entre as maiores demandas, atrás somente da cidade amazonense.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, que comemorou os dados da Glamour, avalia que a capital do Amazonas tem uma vocação natural para o turismo. “Demos esse exemplo na Copa do Mundo, em 2014, nas Olimpíadas, em 2016, e durante as comemorações do Réveillon, que impulsionaram as buscas pela nossa cidade”, disse ele.

A mesma impressão manifesta Nathalia Fuzaro, editora de lifestyle (estilo de vida) da revista. “Dá para ter um gostinho do que é a raiz do País em uma visita a Manaus. Passei dois dias lá e recomendo jantar no Caxiri que, além de ficar em frente ao Teatro Amazonas, serve pratos requintados feitos com ingredientes  típicos e raros”, afirma ela. A rica culinária com base no peixe, principalmente o tambaqui, tucunaré e jaraqui, e a bela imagem proporcionada pelo encontro dos rios Negro e Solimões são outros grandes motivadores da visita de mais turistas à região.

Se cresce o interesse de viagens por Manaus impulsionado pelos belos recursos naturais e pela gastronomia, por outro lado a expansão do segmento emperra ainda na velha questão da falta de infraestrutura necessária para dinamizar os negócios. “O Amazonas tem um potencial muito grande em sua biodiversidade que poderia ser melhor aproveitado no turismo”, avalia a presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Zeina Russo.

Outro gargalo que impede a visita de mais brasileiros à capital são os preços altos cobrados pelos hotéis de selva nas diárias e nos serviços de gastronomia. “Em geral, só turistas estrangeiros que chegam com dólares têm condições de bancar todas essas despesas. Deveriam rever esses valores”, defende a dirigente. Mesmo assim, ela se diz otimista com base nas informações de que Manaus lidera os principais destinos turistas para este ano.  “São motivos para boas perspectivas em 2019. O governo tem um outro viés que deverá impulsionar as atividades”.

O presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas), Roberto Bulbol, compartilha também que a cidade deveria melhorar a infraestrutura para melhor receber o turista.. “A leve recuperação da economia nacional ainda não se refletiu no incremento do setor regional, que reclama melhores condições em termos de infraestrutura”, diz ele.  Para o presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, dados como este indicam que o Amazonas tem grande potencial para o advento de uma nova matriz econômica, suficiente para acabar com a dependência do Polo Industrial de Manaus (PIM), centrado principalmente na produção de eletroeletrônicos. “O turismo é a grande saída para um novo desenvolvimento”, prevê.                       

De acordo com o site de busca de viagens Kayak, Manaus já havia sido destaque internacional em 2014, durante a Copa do Mundo, quando foi eleita pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) a capital que mais agradou os turistas que aqui vieram para assistir aos jogos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar