Pesquisar
Close this search box.

Manaus acumula queda nos índices de criminalidade

Manaus acumula queda nos índices de criminalidade

Em 2020, Manaus acumula queda em todos os principais indicadores de criminalidade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, as maiores reduções ocorreram nos crimes de homicídio (-16%), latrocínio (-17%), furto e roubo (-17%) e estupro (-23%).

Conforme os dados da SSP, os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os casos de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, chegaram a uma redução de 16,4%.

Os números refletem o trabalho de todos os órgãos de segurança pública do Estado. No período, foram intensificadas as ações de policiamento ostensivo, lançado novos programas, como o Rocam Motos; e houve a ampliação de ações de inteligência e investigação policial. Ocorreram operações policiais de grande porte, como a operação Mamon, que prendeu o maior traficante de drogas do Amazonas e retirou mais de seis toneladas de entorpecentes de circulação.

“Todo o sistema de segurança está trabalhando arduamente para devolver a segurança à população, para que o cidadão de bem possa andar pelas ruas de nossa cidade com cada vez mais tranquilidade, e os criminosos sejam colocados à disposição da Justiça para responder pelos seus atos”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates.

Um dado que chama bastante a atenção é a redução na quantidade de homicídios. Em 2020, a capital amazonense registrou a menor quantidade deste tipo de crime em uma década. De 2010 para cá, esta foi o menor número de ocorrências deste tipo de crime para o período, segundo o levantamento. Enquanto em 2020, foram 509 homicídios, entre janeiro e setembro, no mesmo período do ano passado, a capital totalizou 608 casos. Já de janeiro e setembro de 2018 a cidade somou 683 homicídios.

Já o crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, registrou 23 casos neste ano, contra 28 de 2019. Fechando o comparativo CVLI, os dados de lesão seguida de morte caíram de 16 para 13 ocorrências.

Outros crimes

Os dados da SSP apontam também para a queda nos registros de lesão corporal (-5%), estupro (-23%), tentativa de homicídio (-21%), furto e roubo (-17%). 

No caso dos furtos, a queda mais expressiva foi no registro de furtos a residências, com queda de 25%, e furtos a estabelecimentos comerciais ou de serviços, com retração de 11%. Já nos casos de roubos, a principal queda foi no indicador de roubos em vias públicas (-19%) e roubos a veículos (-18%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar