Pesquisar
Close this search box.

Manauara prefere pagar com cartão de crédito

Em Manaus, 52% dos consumidores usam o cartão de crédito como principal forma de pagamento. O dado foi constatado em pesquisa realizada pelo IFPEAM (Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas). Pagamento em dinheiro ou débito automático têm a preferência de 48% dos entrevistados.
“A pesquisa confirma, o cartão é o preferido dos consumidores”, disse o assessor de economia e membro da Fecomércio (Federação do Comércio do Amazonas), José Fernando Pereira da Silva.
O IFPEAM realizou em agosto a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor para o mês de setembro em Manaus. O objetivo é identificar o sentimento do consumidor, considerando suas condições econômicas e expectativas quanto à situação futura da economia local. A análise foi feita junto a 400 pessoas nas principais zonas da cidade.
Na análise dos dados, observou-se que 52,8% dos entrevistados relataram que a situação econômica atual, quando comparada a setembro de 2012, encontra-se um pouco ou muito melhor, sendo que para 41,5% permanece igual e para 5,7% está um pouco ou muito pior.

No centro

Indagados sobre os fatores que mais influenciam na hora da compra, a maioria apontou os preços (46,8%), seguidos da variedade de lojas (19 %), variedade de produtos (17 %), localização (14,8%), segurança (9,5%), climatização (9,3%), promoções (7,8%) e estacionamento com 7,3%. Quanto ao local preferencial para as compras, a maioria (59%) continua sendo o centro da cidade. Entretanto, observou-se que 26,5% costumam comprar nos shoppings e 14,5%, preferem o comércio local.
Para os entrevistados que costumam fazer compras no centro da cidade, os preços (68,2%), seguidos da variedade de lojas (28 %), variedade de produtos (19,1%) e promoções (12,3%), foram os principais atrativos destacados. Quanto à localização, (65,5%), variedade (15,5%) e preços (10,3%) são os fatores que levam os consumidores a fazerem compras no comércio local. Quem costuma fazer compras em shoppings leva em consideração principalmente à segurança (34 %), climatização (33,1%) e o estacionamento (22,6%).
De acordo José Fernando, entre os produtos mais procurados estão os de utilidade doméstica, materiais de construção e informática. Mais resultados podem ser visualizados no portal da Fecomércio, além de pesquisas de Comportamento do Turista na Cidade de Manaus e a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar