Pesquisar
Close this search box.

TecBan agora em Open Banking

Mais uma para a concorrência

Administradora do Banco 24 Horas, a TecBan anunciou nesta segunda-feira (22) a sua entrada no universo do Open Banking. Para isso, a empresa está patrocinando uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de deste padrão no Brasil.

O trabalho será desenvolvido por meio de uma parceria com a Ozone, plataforma utilizada na implantação do sistema de Open Banking no Reino Unido. Segundo a TecBan, a iniciativa acompanha a regulamentação do deste padrão no Brasil e que foi anunciada pelo Banco Central, no início de maio deste.

Ambiente seguro

Os primeiros testes da parceria serão feitos por meio de uma plataforma de “sandbox” da Ozone. Trata-se de um espaço controlado para desenvolver aplicativos e serviços compatíveis com o open banking brasileiro. Para colocar a ideia em prática, a TecBan também vai organizar um hackathon com diversos programadores, fintechs e outros players do mercado. O evento está programado para os dias 25 e 26 de julho e tem como objetivo simular o ambiente real do novo ecossistema. 

As provas de conceito e ‘sandbox’ de Open Banking são baseadas em padrões e abrangem todo o mercado. Os resultados serão usados para impulsionar a inovação e apoiar o desenvolvimento de normas no período que antecede a total implementação do sistema no mercado.

“Essa iniciativa da TecBan ajudará bancos e fintechs a começarem a criar serviços de Open Banking antes dos prazos exigidos. Isso pode ainda posicionar a TecBan como aceleradora e facilitadora neste espaço”, avalia Chris Michael, cofundador e CEO da Ozone. 

Já para Tiago Aguiar, head de Novas Plataformas da TecBan, o fato da empresa operar há décadas como plataforma multibanco e multiacesso permitirá que ela possa expandir a colaboração com os players do setor, com a adoção de novas soluções. “Do físico ao digital, a TecBan processa as solicitações de milhões de clientes, todos os dias. Conhecemos cada um dos desafios desse ecossistema e é um caminho natural levar essa experiência para o Open Banking”.

Experiência europeia

A TecBan informa que a Ozone forneceu suporte de implementação de referência para a Open Banking Implementation Entity (OBIE), no Reino Unido. A plataforma foi usada por centenas de bancos e terceiros enquanto eles testavam suas proposições e foram necessários três anos para definir e implementar o padrão de Open Banking. E o processo ainda não está concluído.

“A Ozone foi criada ao longo desse processo de implementação, sendo, inicialmente, o ponto de referência para o padrão do Reino Unido”, declarou Michael. “Vimos como era difícil para bancos e fintechs interpretarem e implementarem o padrão sem uma ‘sandbox eficaz, que simulasse todas as situações possíveis e que fosse, claro,totalmente funcional”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar