Pesquisar
Close this search box.

Mais uma campanha com operação

Mais uma campanha com operação

Assim como ocorreu em 2016, quando a Operação Maus Caminhos eclodiu em plena campanha para a Prefeitura de Manaus, ontem a Operação Sangria sacudiu a cidade, com sua segunda etapa – a primeira foi em agosto. Desta vez o vice-governador, Carlos Almeida (sem partido), foi o principal alvo. Seu gabinete e residência foram vasculhados pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal. As autoridades divulgaram que descobriram desdobramentos da operação de compra dos 28 respiradores adquiridos de uma importadora de vinhos. Segundo os investigadores, o lucro da operação foi usado para bancar outras negociações no período da pandemia. Três empresários foram presos, acusados de participar e lucrar com o esquema. O ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, e a ex-secretária adjunta da capital, Dayana Pinheiro, também foram parar atrás das grades. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa já havia acusado todos eles de envolvimento nas fraudes.

ESQUIVA

Dessa vez o Governo do Estado esquivou-se de assumir responsabilidades no episódio, alegando que todos os envolvidos não têm mais poder de decisão na máquina pública. Expôs, dessa forma, o rompimento definitivo e irrevogável do governador Wilson Lima (PSC) com seu vice. Os dois já vinham travando batalhas judiciais por conta de cargos comissionados.

CONSEQUÊNCIA

Em 2016 a Manaus Caminhos caiu como uma bomba na campanha de Marcelo Ramos (PL), que despontava como grande novidade e possível prefeito eleito. Só que ele era apoiado pelo então governador José Melo (PROS) e por seu grupo político. Agora, algumas candidaturas a prefeito de Manaus podem sofrer as consequências da Sangria, uma vez que nelas estão aliados do atual Governo.

PEGOU MAL

O episódio em que o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) envolveu-se na última quarta-feira (7), quando prendeu um suspeito acusado de assaltar passageiros de um ônibus no bairro Coroado acabou se transformando um tiro no pé para o candidato a prefeito. Primeiro porque o preso era um pedreiro que estava indo para o trabalho e foi acusado injustamente, como a Polícia constatou mais tarde. Depois porque a maioria dos internautas entendeu que ele usou a situação apenas para se promover, porque a Polícia Militar já estava na ocorrência.

CONDECORAÇÃO

Cidadão amazonense desde o ano de 2013 por meio de decreto legislativo estadual, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Mario de Mello, será condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado com a mais alta honraria do Poder Legislativo, a medalha Ruy Araújo.Proposta pelo deputado estadual Dr. Gomes (PSC), a condecoração foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares na última terça-feira (6), em reconhecimento aos serviços prestados pela autoridade.

BOA AVALIAÇÃO

A Fundação Amazonprev consolidou-se como melhor Regime Próprio de Previdência Social do país, de acordo com o Indicador de Situação Previdenciária. O estado do Amazonas é, pela segunda vez, o único a obter o conceito A no ISP, divulgado nesta quinta-feira (08/10, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, mantendo-se no mais alto nível entre os 2.123 regimes brasileiros.

SOLUÇÕES

O Tribunal de Justiça do Amazonas e a Corregedoria-Geral de Justiça  concluíram ontem um curso de formação direcionado a 51 tabeliães e registradores aprovados recentemente em concurso público realizado para as serventias extrajudiciais do estado.

SÍFILIS

O Ministério Público Eleitoral, por meio de despacho da 43ª Zona Eleitoral, requisitou providências às autoridades policiais e de vigilância sanitária que atuam em Nhamundá para apurar suposto cometimento de delito e possível descumprimento das medidas de segurança e prevenção à covid-19. A medida, tomada pelo promotor eleitoral Márcio Pereira de Mello, decorre da identificação de indícios de descumprimento das normas de saúde pública impostas pela pandemia durante comício eleitoral realizado na última sexta-feira (2), o que pode causar graves consequências à população daquele município. As imagens da rua lotada são impressionantes.

ESPETÁCULOS

O fim de semana tem espetáculos especiais e gratuitos para a criançada na programação da “Semana das Crianças”, no Teatro Amazonas, além do lançamento do jogo de tabuleiro “Mapa das Artes”. Todos os eventos terão vagas limitadas, com agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 e usando 50% da capacidade dos espaços. O uso de máscara é obrigatório e as crianças devem estar acompanhadas de um responsável.

FRASES

“A Operação Sangria confirma o relatório da CPI.” Serafim Corrêa (PSB(, deputado estadual e membro da CPI da Saúde

“Existe um sócio oculto operando.”  Trecho de nota da Polícia Federal sobre a segunda fase da Operação Sangria, deflagrada ontem 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar