Pesquisar
Close this search box.

Mais sutilezas da língua

Mais sutilezas da língua

Os idiomas são repletos de sutilezas linguísticas, históricas; é interessante descobri-las e, muitas vezes, questionar-se: “só agora descobri isso?”. Nunca é tarde para adquirir conhecimento, para descortinar os olhos e perceber coisas novas, seja no campo idiomático seja na vida em si.

ENE VEZES X ENES VEZES

Antes de apresentar o significado, propriamente dito, que tal esclarecer se ambas estão corretas ou se apenas uma é acertada? Risquem da fala/escrita de vocês “enes vezes”, até mesmo porque só existe a expressão “ene vezes”, no singular. Mas o que ela quer dizer? Quando se usa a expressão “ene vezes” está se referindo a algo que foi repetido ou muitas vezes ou um número indeterminado de vezes. Usa-se também “enésima vez” com o mesmo significado. Ex.: 1. “Pela enésima vez, meu filho, não fique perto do parapeito!”. 2. “Já vi esse golpe se repetir ene vezes aqui na cidade”.

QUITE X QUITES

Existem, sim, as duas formas, e ambas devem concordar com o sujeito da oração, use-as sem medo de errar. Ex.: 1. “O contribuinte estava quite com o Imposto de Renda”. 2. “Foi cobrada, indevidamente, taxa de condomínio do mês passado, pois aqueles condôminos já estavam quites”.

ABAIXAR X BAIXAR

Parecem vocábulos sinônimos, no entanto não passam de parônimos, isto é, parecidos entre si, mas com significados e empregos díspares. “Abaixar” significa tornar mais baixo. Ex.: 1. “Seria preciso abaixar um pouco o volume do rádio para podermos conversar, sem gritos”. 2. “Abaixar para o filho subir no cangote…ah, isso é ser pai!”. Mas e quanto ao outro verbo? “Baixar” é utilizado em duas situações, vejamos: 1) Quando o verbo for intransitivo, não exigir nem objeto direto nem indireto. Ex.: ‘Vamos esperar a poeira baixar”. 2) Quando tiver o sentido de expedir ou despachar. Ex.: “Os deputados baixaram um decreto estabelecendo novas diretrizes”. FICA A DICA.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar