3 de dezembro de 2021

Os três vocábulos de hoje foram escolhidos a dedo com o objetivo de trazer mais sobre um idioma tão rico, tão plural, tão vasto e adoravelmente intrigante. De fato, a língua portuguesa reúne esses adjetivos e outros tantos predicados.

BERLINDA

Há dois significados, aparentemente distantes, dessa palavra. “Berlinda. s. f. 1. 

pequeno oratório envidraçado para imagens de santos. 2. Ludologia. brincadeira, especialmente de crianças, em que uma delas é posta ao centro e cada uma das outras faz sobre ela um comentário, que depois lhe será transmitido, omitindo-se o autor; o que mais lhe agradar fará seu autor substituí-la (ou, noutra variante, deve adivinhar quem fez cada comentário)”. A distância semântica é dissipada quando observamos que nas duas acepções acima (1. e 2.) há um sentido de estar em destaque, mesmo que não seja de maneira idêntica.

SALVE 

Trata-se de uma interjeição. Mas o que são interjeições? Segundo consta no Dicionário Aurélio Eletrônico, “interjeição. s. f. E. ling. Palavra ou locução com que se exprime dor; de alegria; de admiração; cumprimento; de aplausos; de irritação etc”

Segundo o mesmo dicionário, “salve. Interj. expressa saudação ou cumprimento”. Mas aqui, além da definição, busca-se alertar que toda interjeição é invariável, isto é, permanecerá na terceira pessoa do singular, independentemente do sujeito da oração. Ex: 1. “Salvem todos os aqui presentes!” (errado). Retificando: 2. “Salve, todos os aqui presentes!” (certo). Por outro lado, existe o verbo “salvar” e, aí sim, ele será variável e devidamente conjugado. Ex: 3. “É bem possível que ele salve sua esposa” (verbo).

AMÉM

“Amém” é um termo em hebraico utilizado para afirmar ou aderir a alguma coisa. Amém, da mesma feita que “salve”, é uma interjeição, logo é invariável. Significa “certamente”, “verdadeiramente” e “assim seja”. Amém é utilizado por algumas religiões e percebo que há pessoas que pronunciam tal palavra de maneira automática sem saber, ao certo, seu significado tampouco sua origem. Fica a dica.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email