Pesquisar
Close this search box.

Mais gás para Manaus

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou ontem que a produção de gás natural do Campo de Azulão, em Silves (a 204 quilômetros de Manaus), será ampliada e chegará a Manaus e Região Metropolitana, aumentando a oferta do combustível para uso veicular e industrial, inicialmente. “A empresa Eneva, com a aquisição de novos blocos (de exploração de gás), descobriu o triplo do que ela imaginava que poderia ter de gás aqui na bacia do Amazonas. Portanto, nós teremos gás excedente, e esse gás vai ficar aqui no estado do Amazonas. A gente vai poder desenvolver o polo cerâmico, vai poder colocar ônibus a gás, ampliar a frota de veículos adaptados a gás”, disse ele, ao também ressaltar que o gás é fonte de energia limpa e mais barata. O governador destacou que a reforma e modernização da rodovia estadual da AM-010 (Manaus-Itacoatiara) vai ser fundamental para o escoamento da produção do gás natural daquele parque de exploração. Segundo o governador, a Eneva informou que começará a transportar, no próximo dia 30 de agosto, o gás natural de Silves para a usina termoelétrica de Jaguatirica, em Roraima. O transporte será feito em parte pela AM-010.

REVITALIZAÇÃO

am-010
Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima deu início ontem às obras de revitalização e modernização da rodovia AM-010, que interliga Manaus a Itacoatiara e a outros seis municípios da Região Metropolitana. Para a execução dos serviços, que envolvem a reconstrução de 250,40 quilômetros de pista, o Governo do Estado está gerando mais de 10 mil novos empregos, beneficiando ainda mais a economia do estado.

BICUDOS

Aliados nas eleições de 2018 e em vários outros momentos, Arthur Virgílio Neto (PSDB) e Omar Aziz (PSD) estão em rota de colisão. O primeiro já publicou nas redes dois artigos com fortes ataques ao segundo, que por enquanto reage nos bastidores. Amigos dos dois já não os convidam para a mesma mesa e pisam em ovos para manter as duas relações intactas. Ambos devem disputar o Senado em 2022.

OTIMISMO

Com a confiança mais sólida no setor da construção civil em todo o Brasil, Manaus experimenta o otimismo nacional. Se o setor no mês de junho teve o maior saldo positivo do ano em empregos no Amazonas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a Prefeitura de Manaus percebe o incremento da confiança do empresário da indústria nos números do seu licenciamento municipal.

NÚMEROS

Em alvarás de construção, de janeiro a julho de 2021, o Implurb expediu 595 documentos, sendo que no mês passado foram 152. Em julho, chama atenção o incremento de 92% em área construída licenciada, comparando com o mês de junho: foram 320.989,43 metros quadrados contra 166.800,33 metros quadrados. Levando em conta os sete primeiros meses, somente julho corresponde a 39% do total do ano. Quando comparamos os anos, em número de alvarás, até julho de 2021, o Implurb já ultrapassou todo o ano de 2020 em mais de 10%. São 595 certidões agora, contra 540 do ano passado.

ABORDAGENS

A Polícia Militar do Amazonas aumentou em 70% o número de abordagens aos ônibus do transporte coletivo em Manaus, no primeiro semestre deste ano. No período, foram 25,9 mil fiscalizações aos veículos que servem à mobilidade da população manauara. Os dados se referem à operação “Catraca” e englobam o trabalho de todas as Companhias Interativas Comunitárias da capital amazonense.

PESCA

Popularmente conhecida pelo turismo, a comunidade ribeirinha do Lago do Acajatuba, situada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), está nas últimas tratativas para a construção do acordo de pesca da região. Equipes do Governo do Estado estiveram na localidade para definir as regras de uso de rios e lagos. Os acordos de pesca são ferramentas implementadas pelo Governo do Amazonas, para garantir a proteção dos recursos pesqueiros e evitar conflitos entre pescadores. As normas de ordenamento são definidas pelos próprios comunitários.

TEATRO

Espetáculos de dança e música e a estreia de filme vão compor a programação do Teatro Amazonas na segunda quinzena de agosto. O acesso é gratuito e o agendamento vai ser aberto hoje, às 14h, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O equipamento cultural está funcionando com 50% da capacidade do salão de espetáculos, e os assentos na plateia e nas frisas são intercalados para manter o distanciamento.

TETO

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas restaurou a vigência das  diretrizes de seu Provimento 329/2018, decidindo pela aplicação de teto remuneratório para interinos de cartórios e de demais serventias extrajudiciais do Amazonas. O restabelecimento da norma acompanha decisão proferida pela Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 1a. Região, após o órgão correicional do Amazonas solicitar do Conselho Nacional de Justiça que este requisitasse informações ao TRF-1, sobre a tramitação de uma ação sobre o tema, originando o Pedido de Providências 0000973-47.2021.2.00.0000/CNJ.

FRASES

arthur

“O mal não prevalecerá.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus, em artigo no qual ataca seu principal desafeto no momento, o senador Omar Aziz (PSD)

“Isso não colabora com a democracia.” Zé Ricardo (PT), deputado federal, comentando volta das coligações, aprovada pelos colegas dele

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar