Mais empresas querem MBAs

Mais empresas planejam contratar MBAs e outros graduados de faculdade de business em 2014, de acordo com uma pesquisa global dos empregadores de hoje. Cerca de 80% dos recrutadores de faculdades de business pretendem contratar MBAs em 2014, sete pontos percentuais acima do ano passado e 30 pontos percentuais acima de 2009, no coração da crise econômica, quando apenas metade dos empregadores contratou MBAs.
A 13ª Corporate Recruiters Survey (Pesquisa de Recrutamento Corporativo) anual com 565 empregadores de 44 países foi realizada em fevereiro e março pelo Graduate Management Admission Council, que administra o exame GMAT em nome das empresas e programas de gestão em todo o mundo. A pesquisa, incluindo 32 das 100 melhores empresas da FT 500 e 36 da Fortune 100, foi realizada em parceria com a EFMD e a MBA Career Services e Employer Alliance.
“Mais empresas de todos os setores e em todo o mundo planejam contratar graduados de faculdades de business, com o mais alto índice de todos os tipos de contratação previsto desde o início da Grande Recessão em 2009”, disse Sangeet Chowfla, CEO e Presidente da GMAC. “Os empregadores sempre se interessam muito por MBAs, mas esta pesquisa mostra que, com recuperação da economia, os empregadores encaram os MBAs como um bom investimento para o futuro”.
A previsão otimista de contração de MBAs e outros graduados de Mestrado de business é resultado do fato de que menos empresas estão concentradas em superar desafios econômicos. As empresas focadas no crescimento e expansão são provavelmente as que melhoraram seus planos de contratação.
A previsão otimista ecoa o declínio geral no percentual de empresas que relatam o foco na superação de desafios econômicos, de 58% em 2009 para 25% neste ano, bem como redução de custos, de 66% em 2009 para 45% neste ano.
Por outro lado, o percentual de empregadores que pretendem contratar recém-formados continua estável, um ponto percentual a menos dos 75% que contrataram graduados em 2012 e 2013.
“A pesquisa deste ano apresenta um quadro muito positivo do setor de educação empresarial e mostra claramente como empresas e recrutadores valorizam todos os diplomas de business. Apesar de toda a tristeza e melancolia, a mensagem clara do mercado é que as faculdades de business fornecem indivíduos talentosos e brilhantes que as empresas necessitam”, disse o prof. Eric Cornuel, CEO, e diretor-geral da EFMD.
“Com o avanço da economia global com um ritmo mais sólido em 2014, a MBA CSEA tem o prazer de ver que 80% das empresas pretendem recrutar MBAs este ano, que os MBAs estão tendo ganhos de salários, estão sendo realizados nas regiões como Ásia-Pacífico, e que as indústrias tais como de consultoria têm aumentado o recrutamento desde o ano passado. Estes são todos os sinais positivos do que está por vir para os graduados de MBA e talento”, disse Mark Peterson, presidente da MBA Career Services & Employer Alliance e diretor de serviços de carreiras dos graduados em business, Iowa State College of Business.
O Graduate Management Admission Council (gmac.com) é uma organização sem fins lucrativos das principais faculdades de business e proprietária do teste Graduate Management Admission Test, que comemora 60 anos, é usado por mais de 6.000 programas educacionais de graduação de gestão em todo o mundo.
A GMAC está baseada em Reston, Virgínia, e possui escritórios regionais em Londres, Nova Déli e Hong Kong.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email