Pesquisar
Close this search box.

Mais de 2,6 mi de toneladas devem passar pelo terminal portuário de Cotegipe

Com capacidade operacional para embarque de navios de duas mil toneladas por hora e armazenagem estática de 350 mil toneladas, o Terminal Portuário Cotegipe, localizado na região de São Tomé de Paripe, Salvador, será inaugurado no próximo dia 8 de junho, às 9 horas.
Voltado, principalmente, para o transporte de grãos, o Terminal Portuário Cotegipe, administrado pela empresa C. Port, possui 520 metros de cais, com 23 metros de largura, divididos em dois berços de atracação. Seu calado máximo é de 14 metros.
A inauguração contará com as presenças do governador do estado Jaques Wagner, do ministro da Secretaria Especial e Portos, Pedro Brito, do Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Fernando Fialho, do presidente da empresa Ivens Dias Branco e autoridades locais.
Operando com quatro descarregadores de carretas e quatro balanças rodoviárias, o Terminal tem capacidade de recebimento de mil toneladas de carga por hora e opera atualmente com navios de até 205 metros de comprimento e carga da ordem de 50 mil toneladas de porte bruto.
A conclusão dos trabalhos de dragagem, obra em execução, permitirá ao Terminal Portuário Cotegipe a operar com navios de 240 metros de comprimento e carga de até 75 mil toneladas de porte bruto, após a certificação pelas autoridades portuárias. Com essa ampliação, o transporte marítimo será otimizado pela utilização de navios de grande porte do tipo panamax.
Para o ano de 2010 a previsão de movimentação de carga é de 2,6 milhões de toneladas de grãos com a geração de 200 empregos diretos e cerca de três mil indiretos.
O novo Terminal Portuário é um porto privativo de uso misto devidamente licenciado pelos órgãos competentes, tais como: Comportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha do Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Receita Federal.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar