Pesquisar
Close this search box.

Mais de 14 mil famílias beneficiadas no interior

https://www.jcam.com.br/FOTO_10042014 B2.jpg

O governo do Estado, por meio da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural), já beneficiou mais de 14 mil famílias no Amazonas com a entrega dos kits sangrias. Em 2013, 25 municípios foram contemplados com os kits, entre eles: Urucará, Itacoatiara, Carauari, Eirunepé, Envira, Itamarati, Juruá, Borba, Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Atalaia do Norte, Coari, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Tefé e Tabatinga.
O investimento para a aquisição dos kits, segundo a coordenadora do Programa de Revitalização da Borracha, Marilane Irmão, somam R$1.120.000,00. Segundo ela, os kits já beneficiaram diretamente mais de 4.200 famílias no Estado. A distribuição do kit sangria faz parte do Programa Amazonas Rural e está inserida dentro do projeto de Revitalização da Borracha no Amazonas que, em 2013, entregou mais de 2.000 kits em todo o Estado.
Um dos objetivos, segundo Marilane, é impulsionar a produção de borracha no município e potencializar o trabalho das famílias que atuam na extração do látex. De acordo com ela, com a expansão da produção, o Estado terá condições de atender parte da demanda nacional. Até 2014 a meta é chegar a cinco mil toneladas anuais. Os kits, segundo a coordenadora, substituem equipamentos prejudiciais à saúde que eram utilizados por essas famílias –como a poronga – por lanternas de led. Um dos objetivos, segundo o secretário, é impulsionar a produção de borracha no Estado e potencializar o trabalho das famílias que atuam na extração do látex. O investimento para aquisição dos kits é de R$ 1.679.040,00 e é realizado em parceria com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas. O projeto é, responsável pelo cadastro de seringueiros nos municípios e pela capacitação em boas práticas na coleta do látex. A previsão da Sepror é ampliar o convênio para a aquisição de mais mil kits sangria.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar