Pesquisar
Close this search box.

Mais de 10 milhões de eleitores já justificaram ausência no 2º turno

Até o fim da tarde de ontem, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou 10.179.201 justificativas de eleitores que não compareceram no segundo turno das eleições 2010. O prazo de 60 dias, contados a partir do dia da eleição, termina nesta quinta-feira.
O eleitor ausente deve apresentar o requerimento de justificativa eleitoral na zona eleitoral onde está inscrito.
O formulário para o requerimento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor e também pode ser impresso por meio dos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou nos tribunais regionais eleitorais de cada Estado.
No preenchimento, devem ser informados o nome completo do eleitor, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação.
Junto ao formulário, deve ser anexada cópia de documento oficial que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas. Quem estava no exterior no dia da eleição e não se apresentou para escolher o presidente da República tem 30 dias, após o retorno ao Brasil, para justificar a ausência.
Para quem não votou no primeiro turno, no dia 3 de outubro, nem justificou a ausência, teve até o dia 2 de dezembro para apresentar o requerimento. A ausência a cada turno do pleito deve ser fundamentada isoladamente. Mais de oito milhões de justificativas foram processadas pela Justiça Eleitoral.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar