Mais de 10 milhões de eleitores já justificaram ausência no 2º turno

Até o fim da tarde de ontem, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou 10.179.201 justificativas de eleitores que não compareceram no segundo turno das eleições 2010. O prazo de 60 dias, contados a partir do dia da eleição, termina nesta quinta-feira.
O eleitor ausente deve apresentar o requerimento de justificativa eleitoral na zona eleitoral onde está inscrito.
O formulário para o requerimento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor e também pode ser impresso por meio dos sites do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou nos tribunais regionais eleitorais de cada Estado.
No preenchimento, devem ser informados o nome completo do eleitor, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação.
Junto ao formulário, deve ser anexada cópia de documento oficial que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas. Quem estava no exterior no dia da eleição e não se apresentou para escolher o presidente da República tem 30 dias, após o retorno ao Brasil, para justificar a ausência.
Para quem não votou no primeiro turno, no dia 3 de outubro, nem justificou a ausência, teve até o dia 2 de dezembro para apresentar o requerimento. A ausência a cada turno do pleito deve ser fundamentada isoladamente. Mais de oito milhões de justificativas foram processadas pela Justiça Eleitoral.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email